quinta-feira, 19 de agosto de 2010

China termina primeiro módulo de sua estação espacial


Além do desenvolvimento econômico sem precedentes, a China também se mostra bastante empenhada no campo da exploração espacial e nesta semana deu um importante passo nesse sentido. Em comunicado oficial o país anunciou o término da construção do primeiro módulo espacial não tripulado, Tiangong-1 que pesa 8,5 toneladas, e que será o coração da futura Estação Espacial Chinesa.

Concepção artísitica da Estação Espacial Chinesa
Clique para ampliar
Entretanto, diferente dos países ocidentais, até o momento o país não se mostrou aberto para a participação de outras potências espaciais em seu projeto. Diferente da ISS que envolve programas das agências Canadense, Europeia, Japonesa, Russa e dos Estados Unidos, a estação espacial chinesa será comandada a princípio apenas pela China.
Testes mecânicos e térmicos estão sendo realizados para que o módulo seja colocado em órbita já no que vem. O foguete que será usado será o Longa Marcha II-F, que vai sofrer alterações para conseguir carregar o módulo ao espaço. Na sequência, a nave espacial Shenzhou 8 deverá se conectar ao Tiangong-1, no segundo semestre de 2011.
O nome escolhido para a estação, Tiangong-1, significa “Palácio Celestial” em mandarim.


Módulo Tiangong-1 da estação espacial Chinesa
Além dos testes estruturais, a agência espacial chinesa, CNSA, também está treinando os astronautas que participarão da primeira tripulação da estação, entre eles duas mulheres. Os trabalhos iniciais deverão ser direcionados à preparação de acoplamento entre o módulo Tiangong-1 e outras partes da futura estação.

Segundo a agência estatal chinesa, Xinhua, mais dois veículos espaciais, a Shenzhou-9 e Shenzhou-10 deverão ser lançados em 2012, também para acoplamento com o módulo Tiangong-1.
O programa espacial chinês não para por aí. Em outubro de desse ano (2010) a China pretende lançar uma segunda sonda em direção à Lua e ja pensa em um pouso lunar não tripulado para daqui a dois anos. Em 2017, o passo será maior e o país propõe uma possível missão com astronautas à Lua.


Artes: No topo, imagem simula o acoplamento da nave espacial Shenzhou 8 ao módulo Tiangong-1. Acima, parte da construção do módulo Tiangong-1, o principal bloco que dará início a construção da estação espacial da China. Crédito: CCTV.


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100819-094340.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo