terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cientista italiano busca capa da invisibilidade

Um cientista italiano que trabalha em uma Universidade dos Estados Unidos, está testando um material à base de seda e ouro, que pode levar à fabricação de um manto da invisibilidade, informou a revista especializada Advanced Materials.

Fiorenzo Omenetto se formou em Pavia e atualmente é chefe de uma unidade de pesquisa da Universidade Tufts (Massachusetts). Ele disse à revista que a base de seu trabalho é um fragmento de seda de um centímetro quadrado, no qual foram introduzidas 10 mil pequenas espirais de ouro.

Este "metamaterial" demonstrou ser capaz de rejeitar ondas de energia nas frequências terahertz, que se encontram entre as ondas de rádio e os raios infravermelhos, mas de acordo com os resultados do estudo não seria difícil adotar este dispositivo para comprimentos de onda visíveis de luz.

A originalidade do trabalho de Omenetto é que a sua seda tratada é biocompatível, ou seja, pode ser enxertada em tecidos humanos sem causar rejeição.

Por exemplo, seria possível "implantar tal dispositivo em um paciente para controlar o nível de glicose no sangue de diabéticos: quando o nível de açúcar sofrer variações preocupantes, o metamaterial vai perceber isso e alertar o paciente", disse Omenetto no site digital do Discovery Channel.

O material, de acordo com os radiologistas, também pode ser adequado para 'encobrir' órgãos e tecidos, permitindo visualizar melhor o que estiver debaixo deles.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual  meramente ilustrativa

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo