sábado, 28 de agosto de 2010

Especialista recomenda cuidados especiais para combater as doenças respiratórias

O inverno é um período caracterizado pelos baixos índices da temperatura e umidade relativa do ar. Devido a fenômenos climáticos, o mês de agosto tem apresentado um clima ainda mais seco. Nesta semana, em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar ficou muitas vezes abaixo de 20%, condições similares às dos desertos.  Como conseqüência, ocorre o aumento das doenças respiratórias. 

 “O baixo índice de água suspensa no ar irrita as vias aéreas respiratórias. Além disso, quem tem asma, renite, enfisema, entre outras doenças está mais pré-disposto a sofrer os efeitos do ar seco”, explica o pneumologista e coordenador de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Edílson Correa de Moura. Ele recomenda hidratação constante, ingerindo pelo menos 3,5 litros de líquidos, sobretudo água e sucos; pendurar toalhas molhadas nos ambientes das casas ou colocar bacias de águas no chão. “O mais indicado é um umidificador, mas nem todas as pessoas têm como dispor de um aparelho como este”, comenta. Outros cuidados essenciais são a alimentação balanceada e equilibrada, com frutas e verduras e a prática de exercícios físicos, além de evitar o tabagismo. “Tomando esses cuidados aumentam as possibilidades de se passar por esse período de forma mais saudável”, completa.  

O médico observa, ainda, que o conceito de saúde deve ser visto de forma ampla, ou seja, não basta o cuidado com a doença, é preciso atuar nas causas. “Estamos vivendo uma situação ambiental que cada vez mais traz desafios para a saúde pública”, aponta, lembrando a importância de uma discussão interdisciplinar.  
 

Gripes  

As gripes e os resfriados são as principais doenças que ocorrem durante o inverno. Aparentemente simples, merecem total atenção, pois funcionam como uma porta de entrada para outros problemas de saúde, como pneumonia, asma, rinite, sinusite, entre outros. O enfraquecimento do sistema imunológico faz com que as pessoas fiquem mais propensas a outras infecções secundárias, principalmente as bacterianas, como a pneumonia.  

“É um período em que, devido ao clima frio, a população tende a ficar mais tempo em lugares fechados, com pouca circulação de ar, facilitando com isso a transmissão de doenças. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções por vias aéreas superiores, como nariz, boca e laringe”, explica o coordenador de Pneumologia Sanitária da SES.

O sistema público de saúde imunizou as populações de maior risco contra o vírus da Influenza H1N1, bem como a população acima de 60 anos foi imunizada contra o vírus da Influenza Sazonal. De acordo com o especialista, “a vacinação é uma medida preventiva muito importante e eficaz. As pessoas que ainda não foram vacinadas, que façam parte dos grupos prioritários, devem procurar os postos de saúde”, alerta.


Outros cuidados

Além das recomendações já mencionadas, o médico lembra que deve se evitar locais com grande concentração de pessoas, mofo ou muita umidade e aqueles onde há fumaça de cigarro e poeira. “A lavagem do nariz com soro fisiológico morno, várias vezes ao dia, quando há comprometimento importante do nariz, também é procedimento essencial nestas circunstâncias”, frisa.

Febre alta, tosse, coriza e dores no corpo são as principais indicações de que algo está errado. Se os sintomas não se tornarem mais brandos a partir do quarto dia de infecção ou vierem acompanhados de outros sintomas, como manchas avermelhadas, deve-se procurar atenção médica. O cuidado com as crianças deve ser redobrado neste período. 
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo