quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Humanos esperam testemunhar encontros com extraterrestres

Intimamente, o Homo sapiens espera pelo contato
Entrevista do diário El Comercio, de Quito (Equador), ao Dr. Edy Ayala, PhD em Física e professor do Departamento de Física da Escola Politécnica Nacional.

A humanidade já leva milhares de anos observando objetos voadores não identificados. É possível que se trate de fenômenos cósmicos e não de objetos estranhos? De fato, como seu nome indica, se viram muitos objetos voadores, que não se puderam identificar. Muitos deles podem ter sido meteoritos e cometas que entram ou roçam a atmosfera terrestre. Também pode se tratar de lixo espacial que reingressa ao planeta, reflexos de luzes em balões aerostáticos, aviões e efeitos óticos que se apresentam na mesma atmosfera.

Por que há pessoas que asseguram com tanta veemência a observação de UFOs? O problema não é se os viram ou não. Seguramente algo viram. O maior problema é relacionar o que viram diretamente com naves de civilizações extraterrestres. É comum e errôneo.

No início deste mês, em Guayaquil, muitas pessoas confundiram um cometa com um UFO. Por que os seres humanos esperam avistar UFOs? Realmente, o cometa foi um UFO, até que se chegou a conhecer que era um cometa. O que ocorre é que se relaciona a sigla UFO diretamente com uma nave extraterrestre e aí está o erro. O que parece suceder é que nós, os humanos, esperamos ser testemunhas de um encontro com civilizações extraterrestres. Acho que ao ver o universo, onde vivemos, pressentimos que não estamos sozinhos e que prematuramente alguma civilização muito desenvolvida nos visitará. Obviamente, há outros que acham que já nos visitaram e buscam nestas luzes no céu a prova disso.

Muitas pessoas gravam suas experiências. Estas podem constituir uma prova científica? Geralmente as gravações e fotografias mostram uma luz ou um conjunto de luzes, como no caso das gravações realizadas numa noite deste mês em Guayaquil, não era nada mais que um objeto não identificado, que posteriormente foi identificado (um cometa). Se não tivesse podido identificar, não representaria prova alguma sobre a existência de vida extraterrestre.

Um relatório publicado no diário A Jornada, do México, indica que muitos dos supostos UFOs podem ser aviões secretos, que são postos a prova pelos EUA ou outros países. Existe esta possibilidade? Sim, provavelmente. A cada momento se pesquisa e desenvolve este tipo de aparelhos que, em caso de uma confrontação, daria uma vantagem ao país que o possui. Portanto, mais que desenvolvê-los é necessário prová-los, e se podemos provar in situ, melhor ainda.

O astrônomo Carl Sagan jamais negou a existência de vida no universo além da nossa. Qual é sua opinião? O universo é tão vasto, com centenas de milhares de milhões de galáxias... Nossa ilha cósmica, que chamamos de Via Láctea, possui umas 150 mil milhões de estrelas, muitas das quais se parecem às nossas. Os processos que dão lugar à vida podem se ter repetido em muitos lugares, através do cosmos.

Ao mesmo tempo que os cientistas não negam a possibilidade de vida em outros planetas, qualificam como pouco provável um contato com outras civilizações. Por que? As formas biológicas que se buscam, cientificamente, são as de vida inteligente. Uma forma de vida inteligente pode ter desenvolvido a sua ciência paralelamente ao que o ser humano desenvolveu. Pode ter comunicações radiais, por exemplo. Se assim for, suas comunicações se verteriam ao espaço exterior e, em seu caminho, talvez se encontrariam com nosso planeta. Essas poderíamos receptar e saber da existência de outra civilização.
Por El Comercio 
Matéria completa e imagens, Portal da Ufologia Brasileira

Meus agradecimentos a: Paulo R. Poian.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo