sábado, 14 de agosto de 2010

Mensagem de Napolitano no aniversário de massacre

Roma - O presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, enviou ontem uma mensagem ao prefeito de Sant'Anna di Stazzema, na província de Lucca (Toscana, centro do país), no aniversário do massacre perpetrado pela SS alemã em agosto de 1944, quando foram mortos 560 civis, em sua maioria idosos, mulheres e crianças.

"A memória do massacre, que pertence ao patrimônio coletivo de nossa República, deve ter o comprometimento de todos, cada um com sua parcela de responsabilidade, em um trabalho contínuo pela consolidação das liberdades democráticas, sob o signo de uma afirmação plena dos valores da paz e da dignidade humana", escreveu Napolitano.

Em 14 de agosto de 1944, três unidades da SS (organização paramilitar ligada ao partido nazista de Adolf Hitler), apoiadas pelos fascistas, isolaram a cidade de Sant'Anna, de onde, poucos dias antes, fugiram quase todos os homens adultos. Nos dias seguintes, as tropas alemãs massacraram sistematicamente toda a população local.

Os civis foram assassinados com armas de fogo e explosivos depois de serem trancados em suas casas ou em estábulos locais. A vítima mais jovem, Anna Pardini, morreu com pouco mais de 20 dias de vida.
 
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo