sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Newsletter- ICIB - 19/08/2010


Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro
(credenciado por ItalsQualità – Università Ca'Foscari di Venezia)
Cursos de cultura italiana


História da arte italiana

O curso, composto de quatro diferentes módulos temáticos, explorará a história da arte italiana percorrendo os acontecimentos desde o final da Idade Média até o limiar do século XX. Cada módulo abordará um período cronológico bem delineado, acompanhado de diversas imagens e pinturas, e seleções de textos da época, todos rigorosamente em italiano.

Este caminho oferecerá a possibilidade de conhecer a vida dos grandes artistas que fizeram famoso o "Belpaese", analisando as mais importantes obras expostas nos grandes museus ao redor do mundo. Ao longo das aulas, será discutida a arte com relação aos acontecimentos históricos contemporâneos, descobrindo as conexões sutis com os eventos políticos e religiosos de cada época.

Primeido módulo

O desaparecer da névoa medieval: o nascimento de uma nova era.
A história ama descartar e classificar, muitas vezes de forma arbitrária. A transição entre aquela que foi considerada a idade das trevas, tanto para as artes quanto para a ciência, e a era do renascimento seguiu, na verdade, um padrão de continuidade ou, pelo menos, um rompimento gradual. Inegável, contudo, foi o surgimento de uma nova sensibilidade e um desenvolvimento que começou com a redescoberta do antigo, de textos clássicos que agora se tornaram acessíveis graças à queda de Constantinopla e ao êxodo dos eruditos bizantinos. Isto tudo gerou um clima de abertura percebido pelas pessoas contemporâneas a esta mudança.

Nos anos finais do séc. XII e iniciais do século seguinte, constitui-se a primeira identidade italiana com a introdução do vernáculo na literatura, graças a poetas como Dante, Boccaccio e Petrarca. No mundo da arte, Cimabue e seu mais famoso aprendiz, Giotto, serviram como o elo de união destes períodos, cunhando elementos inovadores com lembranças medievais. Eles conseguiram superar as formas de ícones do Oriente, abrindo suas portas para as representações que trazem sensações de espaço, volume e cor: figuras de santos e virgens surgiam hieráticas e ao mesmo tempo demonstravam grande força realista e expressiva. Deste período, destacam-se os afrescos da Basílica de Assis.

No século XV, a realidade fragmentada italiana, composta de cortes feudais, príncipes "iluminados" e disputas entre Guelfos e Gibelinos, estimulou o mecenato, especialmente na pintura e na arquitetura. Os melhores artistas da península eram chamados a representar os membros das famílias importantes em afrescos, ilustrando-os como heróis mitológicos e líderes corajosos. O legado de Giotto conectou-se à leitura dos textos de Vitrúvio, descobertas e experimentações de matemáticos e cientistas. O espaço tridimensional passou a fazer parte da tela: nascia a perspectiva renascentista!

O ponto central da nossa narrativa serão os atores que contribuíram para a arte respirar novamente: Masaccio, Piero della Francesca, Brunelleschi e Donatello, entre outros. No estudo de suas obras, acompanharemos textos de autores como Alberti e Ghiberti, que criaram reais cânones científicos, misturando a enciclopédica e preceitos medievais à filosofia humanista.

Dia e horário do curso: segunda-feira, das 19hs às 21hs.
Número mínimo de alunos para ativação do curso: 10
Calendário: 30/08, 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 18/10, 25/10 e 08/11.
Matrícula: R$ 550,00 (pode ser parcelado em até novembro)
Professora: Eleonora Bascherini
Nível mínimo exigido: conclusão do E2 (básico 2)
Prazo para inscrições: até 25/08/2010
Outras Informações: Tel. 3285-6933 / e-mail: cursos@icib.org.br
Rua Frei Caneca, 1071 – Cerqueira César – São Paulo (próximo ao metrô Consolação)


Mais informações:
Rua Frei Caneca, 1071 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3285-6933 - Fax: (11) 3287-0516

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo