quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Novo tipo de córnea artificial é capaz de restaurar a visão

Método insere fragmento de
colágeno no olho que persuade as
próprias células a crescerem. 
Cientistas criaram um novo tipo de córnea artificial, inserindo um fragmento de colágeno dentro do olho que persuade as próprias células da córnea natural a voltar a crescer e restaurar a visão. 

O método funcionou na primeira fase de um estudo com 10 pacientes na Suécia, segundo disseram os pesquisadores.

Embora pesquisas mais amplas sejam necessárias, esse é um passo para o desenvolvimento de uma alternativa ao transplante de córnea padrão, que não está disponível na maior parte do mundo por causa da falta de doações. 

"Esta é a primeira vez que fomos capazes de regenerar a córnea de alguém", disse a Dra. May Griffith, cientista sênior do Ottawa Hospital Research Institute, no Canadá, e professor de medicina regenerativa na Universidade de Linköping, na Suécia. 

A visão depende de uma córnea saudável, que funciona como um filme de cobertura na superfície do olho que ajuda a focalizar a luz. As córneas são frágeis, facilmente prejudicadas por uma lesão ou infecção, e cerca de 42 mil pessoas nos Estados Unidos passam por transplantes desse tipo a cada ano. 

Embora a política de doação de córneas seja adequada nos EUA, essa não é a situação vivida por cerca de 10 milhões de pessoas com cegueira corneal ao redor do mundo. Os transplantes também trazem risco de rejeição. Por isso, pesquisadores também vêm trabalhando para melhorar a produção de córneas artificiais feitas de plástico.

O novo trabalho, publicado na revista Science Translational Medicine, fala sobre córneas bioartificiais, uma tentativa de usar as mesmas substâncias naturais que compõem uma córnea real para induzir a cura.

"Eu caracterizo esse trabalho como um grande avanço na direção que precisamos tomar'', disse o Dr. Alan Carlson, chefe de transplante de córnea do Centro Oftalmológico da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA).

"Acho que o aspecto mais emocionante da descoberta é fazer essa nova córnea imitar um tecido de doador, na medida em que suas próprias células se incorporam a esse tecido", afirma Carlson, que não teve participação na pesquisa.

A estrutura de córnea é constituída por um tecido chamado colágeno. Primeiro, os pesquisadores usaram colágeno humano cultivado em leveduras, feito pela empresa FibroGen Inc., de São Francisco, e o moldaram em uma base que imitava uma lente de contato.

Então, a Dra. May Griffith, em parceria com o cirurgião ocular Per Fagerholm, da Universidade de Linköping, estudou a córnea bioartificial em 10 pacientes com perda severa da visão após dano em uma camada da córnea. O tecido danificado de um olho foi retirado e a córnea biossintética, implantada.

Logo, as células que cobrem a córnea saudável começaram a crescer no colágeno. A produção lacrimal foi normalizada e até mesmo os nervos da córnea voltaram a crescer, o que foi possível medir por meio da sensibilidade. Não houve rejeição, e os pacientes não precisaram usar medicamentos imunossupressores.

Dois anos mais tarde, seis dos pacientes tiveram uma melhora significativa na visão com óculos e dois deles não pioraram. Ao usarem lentes de contato que antes não podiam tolerar, os pacientes enxergaram tão bem quanto um grupo similar de pacientes que receberam transplante de córnea padrão.

O Dr. Carlson adverte que as córneas bioartificiais não têm a mesma espessura das córneas dos transplantes - no estudo, a camada mais profunda da córnea original dos pacientes não foi substituída. Pessoas com problemas por causa da superfície mais alta na córnea compõem cerca de 10% dos casos de transplante, segundo ele, enquanto o maior obstáculo é a criação de terapia para o dano de espessura mais difícil de tratar, nas células endoteliais.

Mas Carlson classificou essa tecnologia experimental como um passo na direção do objetivo, e a Dra. May disse que está planejando estudos mais amplos e vai tentar estender a terapia a uma gama maior de perdas de visão. 
JVH

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo