sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os 50 anos de Fiumicino

Aeroporto Fiumicino, Roma
imagem arquivo virtual


Fiumicino (Roma) - O aeroporto romano de Fiumicino comemora meio século de existência, vividos entre glórias e polêmicas, enquanto aguarda a sua recuperação, que parece iminente.

Para reconstruir sua história é preciso voltar no tempo e chegar ao distante 1946, quando surgiu a necessidade de elaborar um projeto, para fornecer à capital italiana um aeroporto maior do que o de Ciampino.

Um ano mais tarde, uma comissão interministerial escolheu, entre várias opções, a planície de Fiumicino como o local ideal para construir a estrutura. A decisão desencadeou polêmicas acirradas e acusações de corrupção.

Na manhã de 20 de agosto de 1960, cinco dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Roma, Giuseppe Togni, então ministro de Obras Públicas, entregava a Giulio Andreotti, recém-nomeado ministro da Defesa, o novo aeroporto. Nesta mesma noite, às 18h20 locais, no aeroporto romano ainda não totalmente operacional, mas já capaz de aliviar o tráfego aéreo de Ciampino, aterrissava o 'Convair' do Presidente da República Giovanni Gronchi.

Na madrugada entre 14 e 15 de janeiro de 1961, com a transferência das companhias aéreas, o Leonardo da Vinci entrava definitivamente em atividade.

Naqueles tempos Fiumicino tinha um único corpo central. A maioria dos passageiros fazia as operações de check-in na estação Termini, para depois chegar ao aeroporto de ônibus: na época não existia a rodovia e nem mesmo a ferrovia. Além do check-in, a farmácia, a banca de jornais, um bar e uma agência dos correios eram os serviços essenciais.

Passarelas e escadas de metal, após o controle do passaporte e a passagem pela alfândega, liberava os passageiros que acediam a pé aos aviões. Este mesmo trajeto, só que no sentido oposto, era percorrido por aqueles que chegam a Roma: partidas e desembarques ocorriam em um mesmo nível. Aqueles eram os anos da Dolce Vita. Na capital italiana desembarcavam astros e estrelas do cinema internacional, como Burt Lancaster, Richard Burton e Liz Taylor entre muitos outros, que atraiam dezenas de fotógrafos.

Com o passar do tempo, Fiumicino começou a ser ampliado e se construíram novas pistas para os Boeing 747 da Alitalia.

Em 1974 nasce a Aeroporti di Roma (ADR), a sociedade que, como concessionária exclusiva para a gestão e o desenvolvimento do sistema aeroportuário da capital italiana, iniciou sua atividade a partir de julho deste mesmo ano.

Atualmente, a área do aeroporto abrange 1.400 hectares, com cinco terminais, quatro pistas, 359 balcões de check-in, 86 saídas de embarque. Em 2009 o Leonardo da Vinci teve 33.811.637 passageiros em trânsito, dos quais 12.629.323 em voos domésticos e 21.182.314 nos internacionais.

Nos primeiros seis meses deste ano já se registrou um total de 16.704.734 passageiros em trânsito, número este que deve crescer rapidamente: mesmo sem considerar a eventual atribuição dos Jogos Olímpicos para Roma, estima-se que o número de passageiros será de 55 milhões em 2020 e de 90-100 milhões até 2044.

Daqui o plano de investimentos da ADR que, após a "luz verde" para reequilibrar as tarifas aeroportuárias, prevê uma ampliação do aeroporto com outros 1.300 hectares e a construção de um novo terminal de cerca um milhão de metros quadrados, concebido segundo os mais modernos padrões tecnológicos e estruturais.

Aos terminais se integrará a futura estação ferroviária, que fará a conexão direta com o centro de Roma.

O aumento da capacidade, tendo em vista as previsões de tráfego para 2044, também envolve, entre outros, a construção de pistas de voo adicionais e um novo sistema para agilizar o fluxo de aeronaves.

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo