segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Palio de Siena


O Palio não é uma manifestação exumada e organizada com finalidades turísticas. É a vida do povo de Siena, abrangendo o tempo e os seus diversos aspectos e sentimentos.

O Palio tem origens remotas com regras que vigoram desde 1644, ano em que teve lugar o primeiro Palio com cavalos, assim como é realizado hoje, com uma continuidade jamais interrompida.

O território da cidade está dividido em dezessete "Contrade" cujos confins foram definidos em 1729 pelo "Edital de Violante de Baviera", então governadora da cidade.

Cada "Contrada" (bairro) é como se fosse um pequeno estado, administrada por uma diretoria, que em italiano é denominada "Seggio", cujo chefe é chamado "Priore", mas durante o torneio é guiada por um "Capitão", auxiliado por dois ou três "contradaioli" (membros da "Contrada") denominados "mangini".

Dentro do território de cada "Contrada" encontra-se uma igreja, e ao lado desta última fica a sede da "Contrada", onde é conservado todo o seu patrimônio: cimélios, estandartes das vitórias, trajes típicos das cerimônias - os usados atualmente e os antigos - bandeiras, arquivo e tudo o que está relacionado com a vida da "Contrada".

Chega-se então à manhã do dia 29 de junho (para o Palio de julho) ou a do dia 16 de agosto (para o Palio de agosto), quando começam quatro dias intensos de preparativos para o Palio.

O complexo mecanismo da festa alcança o seu ápice com uma única explosão de um rojão que anuncia a saída dos cavalos do Pátio do Palácio Municipal.

Cada jóquei recebe um nervo de boi que poderá usar para encorajar os cavalos ou dificultar a corrida dos adversários.

Em seguida avançam em direção à "mossa", ou seja, o ponto onde estão estendidas duas cordas entre as quais os jóqueis deverão alinhar os cavalos assim que forem chamados.

A ordem de entrada é estabelecida pela sorte. Na verdade, as "Contrade" são chamadas segundo a ordem de sorteio.

A décima e última "Contrada" chamada, ao contrário, entrará "de arrancada", quando achar mais oportuno, decidindo assim o momento da partida.

E se a partida não for válida, uma explosão de rojão é o sinal para que os cavalos parem.

Mas se for válida, eles deverão completar três voltas na pista por cerca de 1000 metros e só ao primeiro será reservada a glória da vitória. De qualquer forma, quem ganha é o cavalo, pois é vencedor mesmo se chegar sem o jóquei.

As comemorações iniciam imediatamente. Os "contradaioli" recebem o Palio (o estandarte da vitória) e o levam para a Igreja de Provenzano (se o Palio for realizado em julho) ou para a Catedral (se o Palio for realizado em agosto) para cantar o "Te Deum" de agradecimento.

A partir de então todo momento será propício para recordar à cidade a vitória conquistada no "Campo" (a praça na qual tem lugar a corrida) até o outono quando, entre setembro e o início de outubro, no bairro vitorioso enfeitado para a festa, será feita a "ceia da vitória", da qual participarão milhares de "contradaioli" e, no lugar de honra, o cavalo vitorioso, o verdadeiro herói.

O Palio é uma celebração secular da qual participa espontaneamente toda a população de Siena sem que haja a necessidade de uma organização oficial para coordenar os vários serviços.

Por isso, até mesmo a venda de lugares nos palcos, nos balcões e nas janelas é feita pelos respectivos proprietários, muitos dos quais também possuem lojas que dão para a Praça do Campo ou residências nas ruas adjacentes.

O acesso às tribunas é permitido até quando os guardas municipais não tiverem liberado a pista.

Em seguida, as autoridades policiais, responsáveis pelo serviço de segurança, podem permitir, de forma excepcional, a entrada dos espectadores atrasados que possuam o ingresso através de passagens especiais muito estreitas.

Todavia, recomenda-se chegar à Praça pelo menos meia hora antes do "desfile histórico". Na "Praça do Campo" o público pode assistir ao Palio sem pagar ingresso.

Talvez esta seja a forma mais emocionante para ver a corrida, junto com os "senesi" (os habitantes de Siena).
Os espectadores podem entrar na Praça mesmo após iniciado o desfile histórico através da rua Giovanni Duprè que é fechada somente poucos minutos antes da corrida.

No interior da Praça podem-se comprar bebidas, mas às vezes faz muito calor e não há banheiros. É sempre bom levar um chapéu!

imagens arquivo virtual

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo