terça-feira, 31 de agosto de 2010

Produtores aprendem a produzir tomate sem agrotóxicos

O cultivo do tomate exige bastante uso de agrotóxicos. Para desmistificar essa ideia, a Emater, em parceira com a Embrapa Hortaliças, implantou esse ano unidades demonstrativas de plantação de tomate orgânico em sete municípios mineiros - Juiz de Fora, Leopoldina, Três Marias, Janaúba, Capim Branco, Prudente de Morais e Ressaquinha. No dia 1º de setembro, haverá um dia de campo de tomate orgânico, na unidade de Leopoldina, na Zona da Mata. 

O evento acontece a partir das 13 horas, no Sítio Panorama, localizado na Comunidade das Palmeiras. 

Durante o dia de campo, haverá estações sobre manejo cultural e sistema e custo de produção do tomate orgânico, além de uma palestra sobre agroecologia com o coordenador técnico da Emater Fernando Tinoco. De acordo com Tinoco, ainda não dá para avaliar o resultado da produção pois não chegou a hora da colheita, mas já existem dados positivos. “Nesse primeiro momento, já sabemos que o custo de produção do tomate é menor. A produção vale a pena principalmente em propriedades com atividade pecuária pois o esterco e a urina dos animais podem ser utilizados na plantação”, explica o coordenador. 

As unidades demonstrativas estão sendo acompanhadas ainda pelo pesquisador Francisco Resende, da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF). A empresa de pesquisa cedeu ainda sementes, fertilizantes e inseticida orgânico para implantar as unidades, montadas há cerca de três meses. Tinoco explica que foram plantadas várias cultivares de tomate. “A partir dos resultados obtidos, vamos descobrir qual é a melhor variedades para plantar”, comenta. 

Nas unidades de Ressaquinha e Prudente de Morais, também está sendo cultivado morango, outra plantação onde antigamente se usava mais agrotóxicos. 

O coordenador da Emater explica que os dias de campo são importantes para repassar a tecnologia para os produtores. “Nesses eventos, os agricultores podem ver que num cultivo orgânico bem conduzido o tomate fica até mais bonito”, diz. O agronômico destaca ainda que outra vantagem, além das redução dos custos de produção, é que o agricultor pode agregar valor ao tomate que, por ser orgânico, alcança um preço melhor de venda.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo