sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Seminário Itinerante Internacional


ANDREA PALLADIO, JAPPELLI E SCARPA. ECOLOGIA HUMANA, PAISAGEM E SOCIEDADE.
2010

Seminário Itinerante Internacional
Leitura eco-humana de paisagens históricas nas obras de três arquitetos.
Região do Vêneto (Itália), de 20 a 24 de setembro de 2010
Incluindo visita a Bienal de Arquitetura de Veneza


Motivação:
O projeto pretende ser ocasião para a reflexão sobre a relação entre arquitetura e paisagem eco-humana a partir da experiência única constituída pela extraordinária riqueza territorial da região italiana do Vêneto a cargo, sobretudo, das obras do arquiteto renascentista padovano, Andrea Palladio.

Palladio não é somente um grande arquiteto, mas trata-se também de um extraordinário paisagista.

O seu paisagismo é duplo, sendo de contexto urbano e rural.

O seminário desenvolver-se-á em forma predominantemente itinerante, visitando lugares vênetos aptos a colocar em foco a obra arquitetônica e paisagística do arquiteto padovano. Somente para dar um pequeno exemplo, serão confrontados exemplos de residências renascentistas italianas (Villa Foscari-Malcontenta, Villa Villa Barbaro, etc.) com exemplos de palácios urbanos, sobretudo em Vicenza (Palazzo Barbarano, Basilica Palladiana, Teatro Olímpico, etc.) e igrejas em Veneza (San Giorgio Maggiore e Redentore). A ocasião será particularmente significativa para focalizar fenômenos de paisagem próprios de um contexto sociológico com características rurais de época renascentista.

O seminário conduzirá, além disso, a uma outra análise propondo a visita e a descoberta das obras de Giuseppe Jappelli, um importante arquiteto (também este padovano), porém, do século XIX. Jappelli, sofreu forte influência palladiana mas foi caracterizado pelos fatores pré-industriais de sua época, como as influências ligadas às idéias iluministas, o desenvolvimento da tecnologia ferroviária (ferrovia Veneza-Pádua, Pádua-Verona), o progresso das máquinas hidráulicas a vapor utilizadas para a melhoria das terras paludosas da planície vêneta e, finalmente, por questões sanitárias, como o planejamento e a inserção de matadouros em uma cidade em expansão, como era a Pádua do século XIX (Matadouro Pietro Selvático). Jappelli ocupou-se, além disso, da criação de lugares adequados à socialização da burguesia emergente (Caffè Pedrocchi e Teatro Verdi, ambos em Pádua); da realização de jardins românticos (Saonara, Romiati e Giardino Treves) e, no geral, dedicou-se à gestão de um paisagismo que não buscava integrar-se somente com o contexto agrário mas que, pioneiramente, a nível europeu, levantava questões ligadas à inserção do "verde" em contextos urbanos (Villa Gera em Conegliano).

E, finalmente, o veneziano Carlo Scarpa, do qual se fará uma leitura eco-humana de sua obra simbólica mais significativa: o monumento funerário para a famosa família de empreendedores vênetos, Brion. Nesta obra, com seus elementos constitutivos feitos de água, luz, terra e ar, Scarpa acolhe de modo criativo a tradição vêneto-palladiana, inserindo uma força ideativa notável sem, porém, jamais perturbar a tranqüilidade e a densidade do lugar. Será, portanto, uma ótima ocasião para apresentar aos estudiosos brasileiros exemplos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano dentro de um contexto sociológico, através de três grandes arquitetos do passado, como Andrea Palladio, Giuseppe Jappelli e Carlo Scarpa. Serão verificadas, também, as mudanças ocorridas na paisagem e na arquitetura de um território em particular, o Vêneto, devido ao desenvolver-se de uma paisagem de caráter agroindustrial e, posteriormente, de uma mais tardia e de caráter pré-industrial, aproximando-se de um contexto territorial que há pouco os europeus deixaram para trás, para entrar na assim chamada era "glocal" e "bio-digital".



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo