sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Thorncrown Chapel - uma igreja no meio da floresta

Numa altura de preocupações ambientais em que tanto se fala em arquitetura sustentável é frequente esquecemos de que ela sempre existiu. Não me refiro apenas a edifícios vernáculos, expressão tantas vezes sábia de construtores anónimos; refiro-me a edifícios eruditos, projetados por arquitetos pouco dados a modas efémeras ou a protagonismos. É o caso da Thorncrown Chapel, uma igreja situada em Eureka Springs, no estado americano do Arkansas, construída em 1980 e, não obstante surpreendentemente atual.
No ano passado a obra foi distinguida com um importante prémio atribuído pelo American Institute of Architects (AIA), o “Twenty-Five year award”. O seu autor, o arquiteto americano E. Fay Jones, evidencia aqui a influência de Frank Lloyd Wright no uso dos materiais e no entrosamento do edifício com o ambiente natural que o rodeia, a floresta. Alguns pormenores são interessantes, como o da madeira de pinho de que é feita a estrutura da cobertura ser proveniente do próprio local.
Toda a estrutura do edifício, em aço e madeira, é recoberta por painéis de vidro que prolongam visualmente o espaço e, na verdade, estar dentro da igreja é estar dentro da floresta. Por fora a integração no ambiente é igualmente bem conseguida em qualquer estação do ano ou condição climatérica, o que é notável. À noite o contraste entre o interior iluminado e a escuridão que a rodeia proporciona uma experiência única...
Link para o site

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo