quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A antiga 'Fiera del Soco' de Grisignano

Veneza - Uma viagem através antigos ofícios e tradições. Esta é também a proposta deste ano da antiga Fiera del Soco de Grisignano: o evento representa uma das mais antigas festas do Veneto e da Itália, posto que nos textos há vestígios desta feira que remontam a 1763, mas na realidade parece que já era organizada a partir do século XVI.

A redescoberta das raízes passa pelo ''el Borgo", um antigo vilarejo, fielmente reconstruído graças a um trabalho meticuloso de resgate das memórias. Aqui você poderá xeretar entre comerciantes e empregados da época absortos em suas atividades, para descobrir técnicas e ferramentas de trabalho dentro das sugestivas lojinhas do Veneto, que reabrem suas portas e retomam suas atividades. Tudo isso enquanto as ruas da vila se enchem de personagens que, em trajes da época, vivem o dia a dia de seus antepassados, comendo, trabalhando, brincando e conversando.

O antigo cenário só foi possível graças à disponibilidade dos artesãos, que revelam os segredos dos antigos ofícios medievais - tecelões, ferreiros, etc - e que com suas ferramentas de trabalho mostram cada fase da produção.

"O nosso objetivo - explica Renzo Lotto, prefeito de Grisignano - é promover cada vez melhor a antiga Fiera del Soco, tentando exportá-la além das fronteiras, para que seja apreciada pelo mundo.

Isto poderia ocorrer inicialmente no Brasil, graças à parceria com as comunidades de Nova Araçá, no Rio Grande do Sul. E sem jamais perder de vista a terra de nossos pais e respeitando seus valores. Justamente as tradições e os costumes locais - que atravessam os séculos, permitem que esta Feira aumente a cada ano o seu charme".
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagens http://www.fieradelsoco.it/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo