terça-feira, 14 de setembro de 2010

Biblioteca do Vaticano é reaberta depois de três anos de reforma

Reforma custou 25 milhões de euros, com ajuda de patrocinadores.   Construída no século XV, biblioteca tem mais 1,5 milhão de livros valiosos.

Da France Presse -  A mítica Biblioteca do Vaticano, que conta com itens raros como o Códice Vaticano da Bíblia e obras originais de Virgílio, reabrirá suas portas no dia 20 de setembro depois de ser submetida a uma reforma durante três anos, anunciou a Santa Sé.

A biblioteca, construída no século XV e que contém mais de um milhão e meio de livros valiosos e 150.000 manuscritos, entre eles a Bíblia mais decorada do mundo com gravuras em ouro que chega a pesar um quilo e meio, teve que ser submetida a uma importante obra de restauração devido a problemas na estrutura.


A biblioteca do Vaticano, uma das mais importantes do mundo, reaberta após três anos de reforma
 (Foto: Christophe Simon / AFP)

Para modernizar uma das bibliotecas mais importantes do mundo e dotá-la de um sistema eletrônico de circulação dos livros que permite localizá-los e impedir que saiam do recinto, o Vaticano investiu 25 milhões de euros, financiados em parte pela própria biblioteca com ajuda de patrocinadores italianos e internacionais.

A Arquivista e Bibliotecário do Vaticano, cardeal Raffaele Farina, assegurou que o principal objetivo das obras de restauração foi melhorar os sistemas de segurança.

Para ter acesso à biblioteca é preciso ser um especialista em publicações, professor universitário ou estudioso que prepara um doutorado.

O próximo desafio é digitalizar os documentos. Calcula-se que serão necessários dez anos para realizar esta tarefa.
O centro de estudos costuma ser frequentado por uma média de 4.000 estudiosos por ano, alguns dos quais protestaram inclusive ante o Papa pelo prolongado fechamento.
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo