quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Breve história dos anúncios da absolut vodka

Quem já não ouviu slogans que se iniciam da mesma forma «Absolut...», mas cuja terminação difere de acordo com o tipo de campanha que pretende promover? É este o mundo de Absolut, uma marca de vodka originária de um país sem antecedentes na fabricação desta bebida.
A história da Absolut Vodka remonta a 1879, ano em que o empresário sueco Lars Olsson Smith decide revolucionar o processo de fabricação de vodka, utilizando uma técnica de destilação contínua em que a vodka é destilada mais de cem vezes. A este processo chama-se retificação e à vodka obtida a partir do mesmo decidiu designar de «Absolut Rent Branvin» (Absolut Pure Vodka).
A partir da pequena cidade sueca de Ahus, esta nova vodka abriu asas para o mundo, iniciando a sua escalada em Estocolmo onde começou por ser vendida a um preço inferior das marcas conhecidas de então. Só passados cem anos desde o seu aparecimento foi exportada pela primeira vez para os Estados Unidos da América, ou seja, em 1979.
Em 1985 conseguiu alcançar a liderança do mercado de vodka nos Estados Unidos da América e em 1986 decide apostar no lançamento de vodka com sabores, contando já com doze sabores diferentes, uma vez que em 2010 foi lançado o Absolut Berri Açaí.
Mas o sucesso da marca Absolut reside igualmente no formato característico da sua garrafa de pescoço curto e sem rótulos. É transparente, tem o nome inscrito como uma tatuagem, está adornada com um medalhão com a foto de Lars Olsson Smith e possui um texto impresso no vidro.
Inspirada numa garrafa medicinal do século XVIII encontrada num antiquário, a garrafa de Absolut começou a ter edições especiais a partir de 2006, aquando das comemorações do final de ano com a Absolut Bling-Bling, de cor dourada em alusão ao ouro e jóias, sendo um sucesso com mais de 1,6 milhões de garrafas vendidas.
Seguiram-se as edições Absolut Disco (2007) alusiva à dance music, em 2008 a Absolut Masquerade sob o tema «Every night is a masquerade» e em 2009 a Absolut Rock Edition como tributo ao rock and roll.
No entanto, o fato do nome Absolut ser reconhecido mundialmente deve-se à longa campanha publicitária «Absolut Perfection» iniciada por volta de 1980 pela agência TBWA e que engloba já mais de mil e quinhentos anúncios sempre baseados no formato característico da garrafa.
Nos anúncios a protagonista é a garrafa, apenas variando os elementos que figuram em seu redor, assim como a frase curta e concisa que a acompanha e que permite uma percepção imediata da mensagem. Este é um conceito que está continuamente a ser reinventado, mantendo sempre o mesmo fio condutor.
Uma outra aposta de sucesso foi a campanha «Absolut Art», na qual artistas conhecidos pintam a sua interpretação da garrafa de Absolut. O primeiro nome associado foi o de Andy Warhol, em 1985, contando-se cerca de trezentos e cinquenta artistas desde então.

Por sua vez, o projeto «Absolut Fashion» (1988) conseguiu reunir nomes consagrados da moda com o intuito de criar coleções inspiradas na marca Absolut.
Em 2003 surge um outro projeto, no qual jovens talentos são incentivados a criar as suas peças inspirando-se numa palavra da garrafa Absolut, surgindo assim as coleções «Absolut Label», de edição limitada.
As ações da marca Absolut estendem-se aos mais variados domínios e incluem nomes conhecidos como o da fotógrafa Annie Liebowitz, do realizador Spike Lee ou do cantor Lenny Kravitz, que compôs a música «Breathe» em exclusivo para o projeto «Absolut Tracks» (2004), que entretanto foi remisturada por vários artistas.

«In an Absolut World» é a mais recente campanha global, lançada em 2008, focando a atenção no filme «Moon» e constituíndo um marco na mudança de conceito que, ao longo de vinte e cinco anos, esteve centrado na garrafa. Agora a criatividade é o mote da campanha que pretende reforçar a ideia de que o consumidor pode entrar num mundo inspirador, levando-os a reflectir sobre o que é um mundo Absolut...
ASSISTA AO VÍDEO
Recentemente foi lançado o filme «I´m here - a love story in an absolut world», realizado por Spike Jonez e que retrata uma história de amor entre dois robôs que vale a pena conhecer.

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4 e 5, 6, 7, 8, 9.

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo