quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cenário catastrófico: Preços de Alimentos vão disparar

As piores condições atmosféricas desde o início dos registos juntamente com a prática de especulação nos mercados de bens estão a fazer disparar os preços dos alimentos, elevando a miséria e a fome para grande parte da população do mundo. Será que vamos assistir distúrbios públicos provocados por fome neste final do ano? 

Nos E.U.A., Walmart já anunciou uma subida de preços de 5,8%, em média, baseado numa cesta de 31 itens, para este Outono. O aumento a longo prazo, no entanto, é muito mais assustador, a ONU prevendo um aumento de 60 por cento até 2030. 
O que está acontecendo?
Quando há um pico de preços, como foi o caso nos últimos anos, seguido por mais aumentos (como é o caso hoje) o pânico dos mercados e as compras especulativas enviam os preços para o céu. O sistema de economia de mercado não tem só a ver com oferta e procura, mas também, e fundamentalmente, é impulsionado pelo comércio especulativo, em que os agentes vendem e compram as posições futuras de “commodities”, ou bens. Quando eles são escassos, e tanto mais quando os sentidos de mercado que existe uma escassez, o preço sobe.

Isto é o que está acontecendo hoje. Os preços de milho até Setembro sobem 3,6%, o trigo por aumenta por 34 centavos de dólar. Em julho, o preço do trigo deu o maior salto nos últimos 50 anos: de 42 por cento. Por sua vez, irá fazer subir os preços de massa, pão e cereais num futuro próximo.

Os preços prestes a subir durante um período de 12 a 18 meses
Analistas prevêem tendências altistas no trigo, milho, soja, farelo de feijão e feijão e o sentimento geral é uma tendência contínua a aumentar ao longo dos próximos 12-18 meses. Como de costume, não foram activados quaisquer mecanismos para proteger as populações mais pobres do mundo dos efeitos dramáticos do resultado da especulação, nos preços de bens essenciais.

Diminuição da produção global
Rússia relata uma queda na produção de cerca de 20 por cento devido a condições de seca meteorológica. A seca também afetou a Ucrânia (onde a produção máxima deve atingir apenas 66% da demanda nacional) e Cazaquistão, enquanto as inundações afetaram 13 milhões de hectares de cereais, no Canadá e dizimaram grande parte da safra da RP China. Na Alemanha a produção de trigo é de dez a vinte por cento a baixo em 2009, e condições de seca na Argentina significam que apenas 80% das terras aráveis dos cereais foi plantado. 

A palavra Especulação
Nos dias de hoje do sistema de economia de mercado, o que impulsiona os preços não é apenas oferta e demanda, mas também a palavra Especulação, onde um punhado de jogadores empurram os preços muito ao alto e muito além do alcance do bolso do consumidor médio. Se o sistema fosse baseado em oferta e procura, o preço da soja seria bearish (ataque de cima para baixo, caindo), porque os principais produtores (Brasil, Argentina e E.U.A.), tiveram uma boa colheita. Então porque é que o preço da soja é bullish (ataque de baixo para cima, tendência a aumentar)? 

Porque os prémios em dinheiro estão a empurrar os futuros do preço de soja mais elevados, enquanto um processo de excesso de consumo de soja é observada no mercado (soja está presente hoje em dia na maioria dos géneros alimentícios e grande número de outros itens de consumo). Tanto assim, que o preço da soja teria de aumentar mais 50 a 80% para conter a demanda atual.

E faz sentido que isso aconteça ... e isso vai afetar o preço de tudo que comemos.

Junte a isso o aumento do custo de transporte (preços de crude e do gás natural vão subir a partir de Setembro) e vemos mais uma vez que este sistema simplesmente não funciona.

Muitos milhões de pessoas estão prestes a cair abaixo do limiar de pobreza. Aqueles que já lá estão, provavelmente morrerão de fome. É o cenário do Juízo Final e está em cima de nós. E isso não é causado pela falta de oferta ou escassez de abundância. É causada por esse sistema maníaco, desumano, o sistema de especulação.

Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru 
Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo