sábado, 25 de setembro de 2010

CNI disciplina concessão de vistos para estrangeiro trabalhar no Brasil

Publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23), as Resoluções Normativas 87 e 88, baixadas pelo Conselho Nacional de Imigração. Enquanto a Resolução Normativa 87 disciplina a concessão de visto a estrangeiro, vinculado a empresa estrangeira, para treinamento profissional junto à filial, subsidiária ou matriz brasileira de mesmo grupo econômico, a Resolução Normativa 88 dispõe sobre a concessão de visto a estrangeiro que venha ao Brasil para estágio.

A Resolução Normativa 87 estabelece que o Ministério do Trabalho poderá conceder autorização de trabalho para obtenção do visto temporário previsto no artigo 13, inciso V da Lei nº 6.815/80 (estatuto do estrangeiro), sem vínculo empregatício, ao estrangeiro empregado por empresa estrangeira, que pretenda vir ao Brasil para receber treinamento profissional junto à subsidiária, filial ou matriz brasileira pertencente ao mesmo grupo econômico.

Treinamento profissional, conforme o texto, abrange a atividade que desenvolve aptidões e conhecimentos por meio de trabalho prático. O prazo de validade do visto será de até 1 (um) ano, improrrogável, circunstância que constará na Cédula de Identidade do Estrangeiro.

Ressalta-se que a concessão do visto dependerá de prévia autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, devendo ser solicitada com a apresentação dos seguintes documentos: a) comprovação do vínculo entre a subsidiária, filial ou matriz brasileira contratante e empresa estrangeira do mesmo grupo econômico no exterior; b) comprovação do vínculo empregatício mantido entre o estrangeiro chamado com a empresa estrangeira pertencente, no exterior, a grupo econômico ao qual se integra a filial, subsidiária ou matriz brasileira chamante; c) justificativa da necessidade de treinamento do estrangeiro no Brasil; d) declaração da empresa chamante de que a remuneração do estrangeiro provirá de fonte no exterior; e e) demais documentos exigidos em Resoluções do Conselho Nacional de Imigração.

O visto será solicitado em repartição consular brasileira no exterior mediante a apresentação, dentre outros, dos seguintes documentos: a) comprovação de que a remuneração do interessado provirá de fonte no exterior; b) correspondência da empresa sediada no país que explicite as circunstâncias do treinamento e que se responsabilizará pela estada e manutenção do estrangeiro em território nacional. Já em vigor, o texto revoga a Resolução Normativa 37/99.

Estágio no Brasil

A Resolução Normativa 88 permite a concessão do visto temporário ao estrangeiro que seja admitido no Brasil para estágio, na amplitude do que prevê o item IV do artigo 13 da Lei nº. 6.815/80.

A concessão está condicionada à celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e instituição de ensino brasileira; e à compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.

O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, nos termos da legislação brasileira aplicável e terá validade de 1 (um) ano. Esse prazo poderá ser prorrogado, uma única vez por igual período. Em vigor, a Resolução Normativa revoga as Resoluções Normativas nº 41/99, e nº 42/99. (Jus Brasil/Equipe Técnica ADV)


Redação revista eletrônica Oriundi
http://www.oriundi.net/
 
blogdoaleitalia 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo