quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Confiança em Berlusconi se mantém em 34%

Roma - Uma pesquisa divulgada hoje pela imprensa italiana mostra que 34% dos cidadãos da Itália declararam confiar no primeiro-ministro do país, Sílvio Berlusconi.

Trata-se do menor índice de confiança alcançado pelo chefe de Governo desde 2008, segundo uma pesquisa da Ipr Marketing, elaborado pelo jornal La Repubblica, de Roma.

O levantamento também avaliou o grau de credibilidade dos ministros e partidos políticos. A desconfiança em Berlusconi também permaneceu estável, tendo em maio e julho alcançado o nível recorde de 55%.

Por sua vez, os dados mostram que 3% dos italianos deixou de confiar no governo de seu país de julho para cá, quando o nível de credibilidade era de 37%. A desconfiança aumentou dois pontos percentuais e chegou a 60%, mas se mantém abaixo do recorde de 62% registrado em maio.

O resultado da pesquisa também mostra uma forte queda da credibilidade nos partidos de oposição.

Segundo o jornal, 34% dos italianos confiam no partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, um ponto percentual a menos do que o registrado no levantamento anterior.

Em seguida, com um nível de confiança em 33%, estão a Liga Norte, e os ex-democratas cristãos da União Democrática de Centro (UDC), que registraram um aumento de 3% e 2% com relação a julho, respectivamente.

Porém, o principal partido de oposição, o Partido Democrata (PD), sofreu uma queda de 6%, assim como o partido Italia dos Valores (IDV), de Antonio di Pietro, que sofreu uma queda de 4%, ambos com um nível de credibilidade abaixo de 30%.

O grupo parlamentar Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), fundado recentemente pelo ex-membro do PDL e presidente da Câmara de Deputados, Gianfranco Fini, é alvo de confiança de 20% dos italianos.

Esta a primeira vez que o grupo entra na lista de partidos avaliados pela pesquisa.

A tensão na maioria governamental que se arrasta desde agosto com a expulsão de Fini do PDL continua alta, com momentos de distensão interna e acusações de corrupção de deputados.

Os resultados do levantamento divulgado hoje mostram o conflito vivido pelo eleitorado diante de uma série de brigas internas tanto no PDL como no principal partido de oposição, o PD, que segundo alguns analistas está a ponto de sofrer um racha.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem Berlusconi, arquivo vitual Google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo