quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EADS continua ensaios com VANT Barracuda

As experiências e resultados obtidos nesta campanha de ensaios do Barracuda serão utilizadas em futuros programas UAS. Crédito: EADS D&S
Por Tecnodefesa

A EADS Defence & Security realizou recentemente uma série de quatro vôos de ensaio com o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) experimental Barracuda. Os testes foram realizados na Base Aérea de Goose Bay, no Canadá, e considerados bem sucedidos, não sendo verificado qualquer problema significativo nos sistemas da aeronave. Como parte dos ensaios, a EADS D&S  experimentou os sistemas Sense & Avoid (sistemas de navegação automática), automático de taxiamento no solo, uma nova antena integrada à estrutura do veículo, e sistema de detecção de alvos através de análise de imagens.

Na campanha de provas, o VANT, impulsionado por um motor a reação, voou com total autonomia seguindo perfis de navegação previamente programados, incluindo a etapa de taxiamento no solo. Durante as quatro operações de decolagem e aterrisagem, o Barracuda voou um total de duas horas e 40 minutos, acumulando desta maneira mais de quatro horas e 15 minutos entre 2009 e 2010. Segundo a EADS D&S, a estação de terra desempenhou um papel fundamentalmente de supervisão dos vôos do demonstrador com a finalidade de garantir a segurança dos testes.

Um dos experimentos realizados com a intervenção da estação terrestre foi a operação do sistema de imageamento EO/IR Zeiss, explorando-se na ocasião os distintos modos operativos do equipamento, ângulos de visibilidade e recepção de dados colhidos. Os testes também permitiram experiências práticas no que se refere  a interoperabilidade de sistemas aéreos não tripulados [UAS, sigla em inglês] em operações NEC (Network-Centric - Centralizadas em Rede) segundo os mais recentes critérios adotados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), bem como em missões autônomas em combinação com outros sistemas.

Agradecimentos a:  Paulo R. Poian.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo