terça-feira, 14 de setembro de 2010

História alemã em forma de edifício - Tacheles

O século XX transformou o mundo ocidental como nenhum outro século e nele assistimos a mudanças tão rápidas e radicais que dificilmente se voltarão a repetir na História. No centro destas reviravoltas (por vezes dramáticas, por vezes louváveis) está a Alemanha e existe um edifício no centro de Berlim que sentiu o peso da História como poucos sentiram. Hoje chama-se Tacheles e é um dos centros culturais urbanos mais ativos do mundo.
Construido entre 1907 e 1908 em Mitte Berlin (no coração da cidade, perto de onde mais de 50 anos depois o muro passaria), o Friedrichstraßenpassage foi inaugurado durante o Império Alemão como uma casa dedicada ao comércio. Na altura da sua edificação, era o segundo maior do seu tipo na cidade e espelhava a prosperidade alemã com uma arquitetura moderna e elementos clássicos e góticos.
Contudo, os comerciantes instalados no edifício faliram pouco antes da Primeira Guerra Mundial e é desconhecida a utilização do atual Tacheles durante os anos da guerra (1914-1918). Após a derrota alemã, enquanto o edifício ainda era utilizado para fins comerciais, foram construídas duas caves (numa das quais se situa o atual Tresorraum).
Nos anos 30 o edifício foi usado por membros do partido nacional-socialista e chegou a ser o escritório principal da SS durante a Segunda Guerra Mundial - os prisioneiros de guerra franceses chegaram a estar encarcerados no sótão do prédio. Durante a Batalha de Berlim (1945), uma das caves foi inundada pelos nazis e ainda hoje permanece debaixo de água. Depois, durante a ocupação soviética de Berlim oriental, o edifício voltou a ser utilizado para comércio, mas a cave sobrevivente ficou sob a alçada do Exército Nacional do Povo (milícias da República Democrática Alemã).
Apesar do uso intenso do edifício ao longo das décadas, as obras de restauro foram inexistentes e, como o governo tinha planos para a construção de uma estrada que atravessava aqueles terrenos, foi agendada a sua demolição. Em 1980, a cúpula foi retirada e o cinema fechou, mas o resto da demolição do edifício estava prevista apenas para 1990.
No entanto, a 13 de Fevereiro de 1990 (dois meses antes da demolição e apenas quatro meses após a queda do muro de Berlim), o grupo artístico Künstlerinitative Tacheles ocupou o prédio (que estava vazio há meses), gerando a discussão acerca do valor histórico deste para a cidade de Berlim.
Hoje o Tacheles ainda não teve nenhuma obra de restauro (são visíveis as marcas da II Guerra), está pintado com graffiti coloridos e tem um jardim nas traseiras, onde os artistas expõem instalações durante o dia e abrem um bar-esplanada à noite. No interior, é um misto de pólo cultural cheio de vida urbana. Existem os estúdios dos artistas, um bar, uma discoteca, exposições, workshops, lojas de artesanato e muitos outros espaços que não podem ser descobertos numa só visita.
O antigo edifício do início do século tornou-se o símbolo da arte urbana em ebulição que se vive em Berlim: uma cidade que só conheceu a sua verdadeira liberdade há vinte anos e que, desde aí, se tornou um centro de mistura de culturas e uma metrópole em constante mutação. É uma cidade milenar mas, ao mesmo tempo, uma jovem que saiu há pouco da adolescência e que se transforma a cada dia na direção de uma maturidade cultural e de um encontro entre diferentes formas de ser e de estar.
Depois da ocupação do espaço (inspirado no movimento Okupa que floresceu um pouco por toda a Europa a partir dos anos 70), o Tacheles foi registado e desde 1996 a sua preservação e futuro são discutidos por políticos, sociólogos, arquitetos e artistas. No início dos anos 90, o curador Jochen Sandig foi responsável por aumentar o espaço e trazer artistas como Mark Divo e grupos de teatro como o DNTT para Mitte Berlin. Nos primeiros tempos os 9000 metros quadrados funcionavam também como albergue para muitos artistas.
Atualmente, o espaço que serviu de inspiração para o filme Good Bye Lenin! volta a estar em risco de desaparecer. O contrato de arrendamento da propriedade expirou no final de 2008 e desde aí o seu futuro é incerto. Pode fechar amanhã, mas os artistas trabalham como se não conhecesem (ou não se preocupassem) com a efemeridade do espaço. É aí que está a beleza daquilo que acontece todos os dias no Tacheles: um dia podemos acordar e ele já lá não estar (ironicamente, como um dia os habitantes de Berlim acordaram e o muro de Berlim já lá estava).
isupporttacheles
Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo