segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INFORMATIVO MONAV

As eleições de 2010, agendadas para o dia 3 de outubro, estão se aproximando. Nesta fase que antecipa o pleito, é normal ler, ouvir ou assistir a diversas notícias sobre mudanças já consolidadas ou ainda em fase de discussão para mais essa corrida eleitoral. Cabe ao eleitor ficar atento àquilo que requererá mudanças no ato de votar ou, no caso de eleitores de primeira viagem, àquilo que, a partir de agora, terá de se transformar em rotina. Confira abaixo cinco pontos importantes: 

- Obrigatoriedade do título

Pela primeira vez, o eleitor terá que apresentar o título de eleitor e a identidade oficial com foto na hora de votar. Quem perdeu o título pode pedir segunda via no cartório em que está inscrito até 23 de setembro. Mas, para quem votaria pela primeira vez e não tirou o documento, o prazo já expirou. 

- Voto em trânsito


Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia 3 de outubro não terá de abrir mão do voto. Será possível votar para o cargo de presidente, desde que o eleitor esteja em alguma das 27 capitais brasileiras. Para isso, é preciso informar no cartório em que está inscrito a capital onde estará no dia da votação. O prazo para formalizar o comunicado é 15 de agosto. Em 5 de setembro, será possível conferir o local de votação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral ou do Tribunal Regional Eleitoral. 

- Candidatos


Cada eleitor terá de apertar confirma seis vezes na urna eletrônica este ano, para escolher um presidente, um governador, um deputado estadual, um deputado federal e dois senadores. Para lembrar tudo isso, é aconselhável levar uma cola, com os nomes e legendas de cada. Presidente da República, governadores e deputados serão eleitos para um mandato de quatro anos. O mandato de senadores é de oito anos. Presidente e governadores podem ser reeleitos apenas uma vez.

Fonte: MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO - MONAV

fonte: jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo