quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Itália 150 anos: à mesa, sopa nacional

Turim - Uma sopa nacional, com um ingrediente para cada uma das 20 regiões italianas, do risotto do Piemonte ao pistache verde de Bronte (Sicília). Nada mais apropriado do que festejar os 150 anos da unificação da Itália à mesa. O prato 'tricolor' poderá ser degustado em Foligno de 23 a 26 de setembro, na resenha I Primi d'Italia.

A tarefa de misturar 20 ingredientes foi bastante árdua para os chefs participantes. Eles queriam criar um prato capaz de reviver nos aromas, sabores e cores a essência, a tradição e as peculiaridades de uma Itália rica e variada.

Após inúmeras provas, eles finalmente chegaram à sopa nacional, feita com a banha de Arnad pelo Valle d'Aosta, o arroz pelo Piemonte, o Grana Bella Lodi pela Lombardia, a grappa (aguardente) pelo Friuli Venezia Giulia, o manjericão pela Liguria, o speck (presunto cru) pelo Trentino Alto Adige, o almeirão IGP (indicação geográfica protegida) de Chioggia pelo Veneto, o sal de Cervia pela Emilia Romagna. Até aqui, só ingredientes das regiões do norte da península.

A Itália central contribuiu com o rigatino stagionato (entremeada de porco temperada) da Toscana, o azeite extra-virgem de oliva da Umbria, o farro marchigiano (tipo de trigo), a abobrinha romanesca, o alho de Sulmona (Abruzzo), os feijões brancos de Riccia (Molise), o açafrão sardo.

Na sopa tricolor os ingredientes selecionados do sul são os feijões de Sarconi (Basilicata), o tomatinho de Piennolo (Campania), a cebola de Tropea (Calabria), o pistache de Bronte e as azeitonas pugliesi.

A sopa nacional será a heroína da 12ª edição de I Primi d'Italia, mas não a única. Estão previstas exposições de relíquias e documentos garibaldinos, projeções de filmes históricos, cantos do Ressurgimento e curiosidades vinculadas às preferências gastronômicas de Garibaldi.

Do evento participam 26 locais do centro histórico de Foligno e 18 aldeias do gosto, com o envolvimento de 200 empresas e 80 chefS.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo