terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mel: mercado da Itália é o quarto em número de colméias

Siena - Desde 2003, em pouco menos de 10 anos os apicultores na Europa passaram de mais de 470 mil para quase 600 mil, com um crescimento de 21%. A Itália, com 70 mil, é o quarto país na Europa, depois de Espanha, Grécia e França, pelo número de colmeias, que devem aumentar nos próximos anos nos países europeus. Estes dados surgiram por ocasião da 'Semana do mel de Montalcino', que terminou ontem (12).

De acordo com os dados, em 2009 as importações de mel na Europa (137.297 toneladas) da Argentina, China e México, ultrapassaram as exportações (9.572 toneladas), com a Suíça na liderança, mas o preço do mel importado é inferior ao destinado à exportação, o que ''atesta a excelente qualidade da produção europeia", explica Stefania Marrone, da direção geral da agricultura da Comissão Europeia.

Em 2009 se gastou para a apicultura mais de € 23 milhões dos € 26 previstos pela União Europeia (UE), destinados à pesquisa, ao repovoamento das colméias, à prevenção de doenças bacterianas, à análise e à assistência técnica.

"A apicultura caminha lado a lado com a agricultura, com respeito pela biodiversidade e o meio ambiente, e não pode considerar-se um setor à parte", disse Astrid Lulling da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu. "É sobre este ponto que é preciso sensibilizar os países que integram a UE, porque os recursos disponibilizados não são nada quando comparados ao valor do setor para a Europa. E se é verdade que os apicultores estão aumentando, isto não ocorre uniformemente em todas as regiões, por problemas variados, que devem ser tratados individualmente''.

Este é o caso do grave fenômeno de mortandade de abelhas na Itália, para o qual, destaca o presidente da Unaapi (União Nacional das Associações dos Apicultores Italianos), Francesco Panella, ''esperamos que o Ministério da Saúde confirme a decisão do ministro das Políticas Agrícolas de prorrogar a proibição de uso de inseticidas 'assassinos' das abelhas, empregados no curtimento de milho, e que expira no próximo dia 20''.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo