sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Miss Itália: a evolução da beleza

Salsomaggiore - Os padrões da beleza feminina italiana evoluíram consideravelmente desde a realização do primeiro concurso Miss Itália de 1939. Agora, a responsável pelo evento, Patrizia Mirigliani, decidiu celebrar este processo com a ajuda da ciência.

Foi assim que, às vésperas da 71ª edição do Miss Itália em Salsomaggiore (estância termal na Emilia Romagna, centro da península), se organizou uma palestra intitulada "Como a beleza mudou?", com a contribuição da Sociedade Italiana de Ortodontia.

O objetivo desta conferência é refletir sobre a evolução da ideia de beleza nas últimas sete décadas da história italiana, com uma ênfase na beleza do rosto, cujas características foram estudadas minuciosamente por especialistas no assunto.

Ao analisar as fotos das concorrentes e ganhadoras do concurso - que nasceu com o nome "5 mil liras por um sorriso"- é fácil verificar as várias etapas no desenvolvimento da beleza feminina italiana ao longo da segunda metade do século XX.

Nos primeiros anos da competição, predominava a chamada beleza mediterrânea: quase sempre morenas, com corpo curvilíneo e seios fartos, para as quais se criou o termo "maggiorata", que descreve uma mulher com 'mais atributos' físicos.

Em 1950, a então estreante Sofia Villani Scicolone - que depois se tornou mundialmente famosa como Sophia Loren - só conseguiu o título de Miss Elegância porque o júri a considerou "desproporcional e um tanto magra".

As concorrentes de Miss Itália, além disso, também mudaram quanto ao seu nível sócio-cultural: há meio século, eram em sua maioria secretárias, agricultoras ou vendedoras, enquanto que agora são principalmente estudantes com aspirações no mundo da televisão e do entretenimento.

Mirigliani ressaltou que, muito além dos padrões mutáveis da beleza feminina, para o Miss Itália 2010 "buscamos a alma da beleza: em um mundo no qual a exibição do corpo feminino se tornou excessiva e gratuita, queremos valorizar a beleza como um todo, um elemento de conjunção entre corpo, alma e espírito".
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo