quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O design da reutilização - Tela Bags

A ideia é portuguesa, mas já corre o mundo. Afinal, o conceito de andar com um jornal ou uma tela publicitária ao ombro tem tanto de único como de original. E esta é a especialidade da marca Tela Bags, que cria malas e carteiras a partir de material usado.
Com uma aposta forte no design, a marca de Helena Pinto tem singrado no mundo da moda com a vantagem de que cada artigo é, verdadeiramente, único, já que cada página de revista nunca é igual. Do portefólio da empresa constam cada vez mais inovações. Depois de a marca ter começado pelas gigantescas telas publicitárias, que decoram temporariamente edifícios e outros espaços públicos, as sobras de materiais impressos começaram a ter cada vez mais saída. Mesmo tendo em conta que o papel, seja de jornal ou de revista, é o mais difícil de preparar, obrigando a um trabalho de patchwork.
No entanto, a vertente criativa não parou por aqui. Depois da coleção feita a partir de pacotes de açúcar, a marca avança este Inverno para os modelos feitos com linóleo, o material impermeável usado para revestir pavimentos de cozinhas e hospitais (sim, esse mesmo usado nas cozinhas dos anos 50 e 60 da nossa memória). O desafio, explica Helena, é procurar fontes constantes de inovação, tanto nos modelos das malas como nos materiais usados. O caso dos pacotes de açúcar é disso exemplo. Partindo dos pacotes de açúcar da marca portuguesa de café Nicola, que reuniam mais de 40 frases a começar com a expressão «Um dia...», a Tela Bags propôs uma parceria para a reutilização dos pacotes de papel que ficavam nas bobinas de produção. O resultado – uma coleção de praia com artigos de diversos tamanhos – continuou o sucesso que a Nicola já havia lançado.

Criada em 2006, no âmbito de uma empresa dedicada ao reaproveitamento de materiais de publicidade, a Tela Bags vê na componente ambiental um extra que é dado ao produto. Independentemente da forma ecológica como os materiais são reutilizados, Helena acredita que é o design apelativo destas malas «lindas de morrer» que conquista fãs.
A questão estética é crítica para a marca, que só aceita matéria prima com interesse visual. A componente lisa das telas (manchas gráficas de uma só cor) é usada nas partes menos visíveis das peças, como é o caso dos interiores e das bolsas. As parcerias com empresas, entidades culturais, câmaras municipais ou teatros, por exemplo, garantem o abastecimento de material a custo zero.
Os adeptos, por seu lado, são cada vez mais internacionais. Depois de Portugal, a marca tem entrado em vários outros países europeus e já tem uma representação no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, no seguimento da iniciativa “Destination Portugal”. O Brasil apresenta-se como o próximo desafio e a responsável da marca quer ver, já no próximo ano, muitas brasileiras com a marca Tela Bags pelo braço. A Inglaterra e a França são outra das prioridades para o próximo ano. 

Para dar a conhecer as malas da nova coleção Outono/Inverno 2010, a Tela Bags e a Obvious uniram-se num passatempo, a decorrer esta semana na nossa página do Facebook. O mote é simples: inspirada nas fotografias do novo catálogo, tape a cara e faça um auto-retrato criativo. Vale tudo, desde balões a frigideiras, desde que possam esconder a cara. No final da semana, as três melhores fotos recebem uma mala Tela Bags. Dê uma olhadinha na nossa página do Facebook e participe.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo