quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ópera 'O Carteiro e o Poeta' estréia nesta semana nos EUA

Los Angeles -  O filme "O carteiro e o poeta" (1994) -- produção feita na Itália pelo diretor Michael Radford adaptada do romance "Ardiente paciencia", do chileno Antonio Skármeta -- foi transformada em ópera e estreará nesta quinta-feira em Los Angeles.

O tenor espanhol Plácido Domingo, que encomendou a obra ao compositor mexicano Daniel Catán, interpretará o papel do poeta chileno Pablo Neruda. Em Viena e Paris a produção será apresentada com o título do filme original, "Il postino", em dezembro de 2010 e em junho de 2011, respectivamente.
Catán, de 61 anos, venceu em 1998 o Plácido Domingo Award por sua contribuição ao mundo da ópera e vive há dez anos em Los Angeles, onde lançou quase toda suas obras musicais.
Skármeta escreveu "Ardiente paciencia", que foi recebido timidamente pela crítica e pelo público ao ser lançado, quando viveu exilado na Alemanha após o golpe que deu origem à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), em 11 de setembro de 1973.
O livro adquiriu notoriedade quando o ator italiano Massimo Troisi comprou os direitos da obra e filmou a história. Apesar de na época estar muito doente do coração, ele fez o papel do carteiro Mario, enquanto Philippe Noiret interpretou Neruda, Maria Grazia Cucinotta foi a namorada de Mario, Beatrice, e Anna Bonaiuto foi Matilde Urrutia, esposa do poeta.

Troisi faleceu aos 41 anos em 4 de junho de 1994, logo após terminar sua última cena no longa. O filme estreou no Festival de Veneza três meses depois e foi indicado a cinco Oscar, vencendo o de melhor Trilha Sonora Original.

Somente neste ano estão previstas as estreias de duas adaptações musicais do livro. Uma será a comédia "The Postman and the Poet", em Londres; e a outra um balé composto pelo argentino Luis Bacalov com parte da música original e outros números novos.
 
www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo