segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UE avançará no endurecimento da disciplina orçamentária

Bruxelas, 6 set (EFE).- Representantes dos Governos e instituições da União Europeia (UE) se reúnem hoje em Bruxelas para continuar planejando a reforma destinada a endurecer a disciplina orçamentária comum.

O grupo especial liderado pelo presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, e integrado pelos ministros de Finanças, avançará na redação de um relatório de propostas sobre este assunto, que foi encarregado pelos líderes europeus após a eclosão da crise de dívida na Grécia e que deverá ser apresentado na cúpula de outubro.

Nas reuniões periódicas que realizaram desde a primavera passada (hemisfério norte), os integrantes do grupo especial já se puseram de acordo sobre a necessidade de fortalecer o Pacto de Estabilidade e Crescimento, que estabelece em 3% do PIB o teto de déficit no qual os Governos podem incorrer.

Embora falte concretizar a maneira em que isto vai ser feito, já enunciaram possibilidades diferentes como a suspensão das ajudas comunitárias aos países infratores ou que a dívida pública seja um fator vinculativo na hora de sancionar os países (até agora só é levado em conta o déficit).

Neste sentido, a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) publicou suas próprias iniciativas sobre este tema, que detalham e ampliam o debatido no grupo de trabalho.

Além disso, tanto a Comissão como o grupo especial (no qual também está representado o Executivo do bloco) querem ampliar a vigilância europeia além da disciplina orçamentária para lutar contra os desequilíbrios macroeconômicos na região.

Propõem iniciar um sistema de alarmes e advertências contra os Estados-membros que evitarem cumprir seus compromissos neste sentido, embora este seja o assunto que, por enquanto, precisa de mais definição. 
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo