sábado, 18 de setembro de 2010

Um ícone para o século XXI - Aeroporto Internacional de Denver

“O Aeroporto Internacional de Denver é um dos mais invejados da indústria.” Essas palavras podem soar imparciais - de facto, quem as disse foi a gerente de aviação do aeroporto, Dia Kim. Mas, para se tornar notícia, o DIA (Denver International Airport, em inglês) não poderia mesmo ser igual aos demais.
Como o próprio nome o diz, o DIA fica na cidade de Denver, capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos. Construído em 1995, rapidamente se tornou um importante motor econômico da cidade. Hoje, é o décimo aeroporto mais movimentado do mundo, além de sua arquitetura ser reconhecida internacionalmente como símbolo da região.
Depois de 15 anos, passará por uma importante renovação. Em julho de 2010, uma coletiva de imprensa reuniu o arquiteto, engenheiro e artista Santiago Calatrava e executivos do DIA para anunciar o novo conceito.
O projeto, um dos maiores do país, inclui a construção de uma ligação ao terminal rodoviário, um hotel de 500 quartos, um centro de conferências e uma praça que abrigará lojas. Até então, o DIA continua sendo um dos poucos aeroportos que, apesar da sua importância (mais de 1400 vôos por dia e mais de 130 destinos em todo o mundo), não tem ligação ferroviária que leve os passageiros ao centro da cidade baixa.
A estação ferroviária, a praça e o hotel irão formar uma estrutura de alto padrão e um complexo dinâmico situado a sul do Terminal Jepperson. O responsável pela renovação do aeroporto, o Programa de Reconstrução do Terminal Sul, é o espanhol Calatrava.
“Meu objetivo na concepção da estação de trem ao lado dessa estrutura ícone que é o terminal é complementá-lo com um projeto de identidade independente e de qualidade igual.” Nas palavras do espanhol, a proposta não só respeita como complementa a arquitetura existente. “O Aeroporto Internacional de Denver continuará como marco nos próximos séculos.”
O DIA continua a expandir o seu importante papel econômico na região. Com as reformas, irá se transformar em uma mini-cidade, com ainda maior potencial na receita. O hotel e o centro de conferências são os principais componentes deste empreendimento; além, claro, da praça, que contará com restaurantes, lojas e programas especiais, como exposições e feiras de arte.
O conceito de Calatrava para o Programa de Reconstrução do Terminal Sul é a primeira fase do planejamento para valorizar o Aeroporto Internacional de Denver e já está a afirmar-se com um ícone do design do século XXI.
Image courtesy of Santiago Calatrava, LLC


Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo