quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aprovação a Berlusconi na Itália cai ainda mais


Roma (Reuters) - O apoio popular ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi caiu ao nível mais baixo, segundo uma pesquisa divulgada na terça-feira, que reflete o impacto de meses de disputa política com ex-aliados.

A aprovação a Berlusconi, que era de 48 por cento no começo do ano, caiu de 39 por cento para 37 por cento no último mês, segundo o levantamento do instituto IPR, publicado no site do jornal esquerdista La Repubblica.

O índice de confiança no partido governista Povo da Liberdade caiu de 34 por cento para 29 por cento em um mês; a aprovação ao governo se manteve em 30 por cento, pior índice desde a posse de Berlusconi, em 2008.

Berlusconi obteve em setembro um voto de confiança no Parlamento, evitando assim a convocação de eleições gerais, mas continua dependendo da boa vontade do presidente da Câmara, Gianfranco Fini, com quem ele rompeu em julho.

O partido autonomista e anti-imigração Liga Norte, hoje o principal aliado de Berlusconi, tem a melhor taxa de aprovação na pesquisa, 33 por cento, igual no mês passado.

O centrista UDC aparece em segundo, com 30 por cento, deixando o governista PDL em terceiro. O Partido Democrático, principal força da centro-esquerda, subiu de 26 por cento para 27 por cento, mas ainda continua aquém dos 37 por cento de confiança que recebia no começo do ano.

O índice de aprovação aos partidos não é um indicativo de intenção de voto.

A Itália passou pela recente crise econômica sem tanta turbulência quanto a Grécia ou a Espanha, mas o desemprego e a redução da renda alimentam a insatisfação, somando-se aos problemas políticos no governo.

(Reportagem de Catherine Hornby)
imagem arquivo virtual

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo