segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ativistas realizam protesto na Itália contra Angra3

Roma - Vinte e nove cidades italianas foram ontem (23) cenários de protestos de ativistas do Greenpeace, que exigem ao grupo BNP Paribas, que na Itália controla o Banco Nacional do Trabalho, que "freie seus investimentos radioativos, em particular a central nuclear Angra 3, no Brasil", considerada por eles "obsoleta e perigosa".

Os voluntários, que realizam mobilizações desde a última semana, distribuíram neste sábado panfletos com informações às pessoas e delimitaram o ingresso às entidades financeiras com cartazes que traziam a frase "Parem os investimentos radioativos".

Angra 3 "usa tecnologia velha, precedente do desastre nuclear de Chernobyl, que não podia ser construída na Europa porque está fora das normas", denunciou Domenico Belli, responsável pela campanha Energia e Clima do Greenpeace Italia.

A Usina Nuclear Angra 3, cujo projeto esteve parado por mais de 20 anos -- logo após a tragédia na Ucrânia, ocorrida em 1986 -- e foi retomado recentemente, deverá entrar em funcionamento até o fim de 2015, de acordo com informações brasileiras.

"Cerca de 70% da tecnologia presente neste local pertence à época e claramente não responde aos critérios de segurança atuais. Toda tentativa de adaptar a usina Angra 3 com os critérios atuais, não apenas teria altos custos, mas tampouco certezas de se ter chegado ao objetivo", continuou o manifestante.

O Greenpeace Italia denunciou ainda que até o momento não foi feita "nenhuma análise de risco" na área da construção.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo