quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cartão de crédito x comida lixo

Roma - Quando, no supermercado, a intenção é pagar com o cartão de crédito, aumenta o volume dos alimentos não saudáveis para levar para casa, produtos que não seriam comprados se o pagamento fosse feito em dinheiro. Com o cartão de crédito, aumenta a tendência compulsiva de comprar a chamada 'junk food' (literalmente, comida lixo, do inglês). Esta é a conclusão a que chegou um grupo de pesquisa, que publicou no Journal of Consumer Research os resultados da análise do comportamento de compra de mil norte-americanos, por um período de seis meses.

Segundo os autores do estudo, Manoj Thomas da Cornell University, Kalpesh Kaushik Desai da Universidade Estadual de Nova York, em Binghamton e Satheeshkumar Seenivasan da Universidade Estatal de Nova York, em Buffalo, existem dois fatores que originam este comportamento.

''Inicialmente - destacam os pesquisadores - há uma correlação entre a insalubridade dos alimentos e a impulsividade de sua compra: alimentos pouco saudáveis tendem a despertar reações impulsivas, enquanto que o segundo motivo está no fato de que os pagamentos em dinheiro são psicologicamente mais 'dolorosos' do que aqueles feitos com o cartão de crédito''.

É justamente a ausência da dor psicológica no pagamento com o cartão de crédito que pode explicar o comportamento impulsivo da compra de alimentos pouco saudáveis.

Os autores do estudo também sugerem uma possível relação entre o aumento da obesidade e a mudança da forma de pagamento nos últimos anos.

Segundo os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), 34% dos adultos americanos são obesos; e quase 40% de todas as compras em 2006 foram feitas com o cartão de crédito e débito.
''A relação entre estas tendências - acrescentam os autores - sugere que o autocontrole não é inteiramente fruto da vontade, mas pode ser favorecido ou dificultado por fatores contextuais, aparentemente não relacionados, que afetam os sentimentos íntimos das pessoas''.


imagem arquivo virtual

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo