quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Casos de infecção pela superbactéria KPC em São Paulo e no Paraná

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou hoje (20) que também foram registrados casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) nos estados de São Paulo e do Paraná. Até agora, só se tinha notícia de infecções pela bactéria no Distrito Federal. 

A Secretaria de Saúde do Paraná informou que 21 casos da superbactéria foram confirmados na cidade de Londrina. Não há registro de morte. O balanço não inclui dados da capital, Curitiba. 

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que não há surto da KPC no estado. Segundo o órgão paulista, não se registra casos isolados porque a notificação não é obrigatória. No entanto, o ministro Temporão afirmou que os casos devem ser comunicados. 

“O que temos confirmado, até o momento, é a presença dessa bactéria específica no Distrito Federal, em São Paulo e no Paraná. Existem normas e regras que obrigam os hospitais a notificarem a presença de infecções hospitalares”, disse Temporão, após evento no Palácio do Planalto.

Os últimos dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal constataram 135 casos suspeitos de contaminação e 15 mortes relacionadas à infecção.

Para o ministro Temporão, a proliferação de superbactérias está ligada ao uso indiscriminado de antibióticos, que torna os micro-organismos resistentes à medicação. Segundo o ministro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve finalizar na próxima sexta-feira (22) resolução com regras mais rígidas para a venda de antibióticos.

A vigilância sanitária reunirá especialistas em infectologia para discutir medidas de contenção da KPC.

Agência Brasil
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo