sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Concurso Anima Mundi - duas pátrias, uma única alma

Florença - "Anima Mundi - duas pátrias, uma única alma" - Concurso de Narrativa e Música para os romenos que vivem na Itália e para os italianos que vivem no Brasil - com o Alto Patronato do Parlamento Europeu

A Associação Toscana voltada para um laboratório de cultura "... e com o céu estrelado acima de nós...", convida os imigrantes romenos que vivem na Itália e os imigrantes italianos que vivem no Brasil a narrar suas experiências, emoções, modo de vida no país de adoção. Sendo um incentivo à criatividade e à reflexão para todos os romenos na Itália e os italianos no Brasil, através do projeto "Anima Mundi - duas pátrias, uma única alma".

A associação organiza este ano a primeira edição do concurso de narrativa e música, "Anima Mundi - duas pátrias, uma única alma", que se divide em três seções: Narrativa para os romenos na Itália - presidente do Júri, Tatiana Covor, jornalista e escritor de origem romena; Narrativa para os italianos no Brasil - presidente do Júri, o deputado Fabio Porta, membro do Parlamento Italiano da América do Sul; Música - presidente do Júri, maestro Giuseppe Tavanti, diretor da Accademia Musicale Ruggero Leoncavallo de Montecatini Terme.

São propostos três temas, dentre os quais os autores podem escolher música ou narrativa (expressando-se e em sua própria língua e/o em italiano). Os temas são: "Vivendo juntos", "A história da minha família", "Sonhos dentro do baú".

Os prêmios são oferecidos pela cidade de Montecatini Terme: para os primeiros classificados de cada seção, um final de semana para duas pessoas na esplendida cidade de Montecatini Terme na Toscana. Os segundos classificados de cada seção recebem um obra editorial da "Accademia della Crusca", da Região Toscana, Ministério da Cultura e da Associação "... e com o céu estrelado acima de nós...".

A Cerimônia de Premiação dos três primeiros classificados de cada seção será realizada em Montecatini Terme, sendo que o Concurso se concluirá em fevereiro de 2011.

Será organizada em seguida uma conferência aberta ao público sobre "A evolução dos direitos humanos e políticas migratórias", na qual serão convidados a participar representantes do mundo acadêmico italiano, alguns dos quais já são membros da Comissão Cultural, formada por iniciativa própria e com o apoio da comissão de jurados.

A Comissão Cultural da qual também faz parte a professora Nuncia Santoro Costantino, Pontificia Università Cattolica, Porto Alegre-Brasile é presidida por Zeffiro Ciuffoletti, professor de História Moderna na Universidade de Florença.

Os romenos na Itália e os italianos no Brasil interessados em exprimir sob a forma de narrativa e/ou música, sentimentos, experiências no país de adoção, vão ter suas obras publicadas em um livro editado após a conclusão do projeto, podendo-se inscrever no concurso entre 25 de setembro de 2010 e 30 de Janeiro de 2011.

A descrição de todo o projeto e o edital de participação podem ser baixados do site http://www.guardandolestelle.it/ , como divulgado pelo Comites de São Paulo.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo