quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Diversão e Ciência: Pai e filho enviam balão ao espaço!


Uma experiência lúdica e científica foi realizada pelo pai e o filho de apenas sete anos, Luke Geissbuhler e Max, no céu de Nova York. A dupla e sua equipe soltaram um balão meteorológico contendo uma câmera digital e um telefone celular com GPS, para registrar belíssimas imagens da Terra do alto da atmosfera. O experimento caseiro batizado de “Brooklyn Space Program” foi um sucesso e deve inspirar muitos cientistas mirins.


Tudo começou com testes de altitudes para saber como o equipamento se comportaria a níveis tão elevados. Assim que o balão atingisse a estratosfera, Geissbuhler já sabia que ele perderia sustentação depois de algum tempo, explodiria e cairia de volta na Terra.

Para que o equipamento não fosse danificado, eles precisariam de um mini paraquedas preso no balão, e para resgatar a câmera com as imagens seria necessário também um GPS. 
 



Depois de oito meses de pesquisas e testes, o balão foi solto em agosto em uma área descampada em Newburgh ao norte de Nova York e chegou a cerca de 30 quilômetros de altitude. No mesmo instante foi possível ver a Terra se distanciando e vista da fronteira do espaço.

O balão subiu a uma velocidade inicial de 7 metros e meio por segundo e em dois minutos, o equipamento desapareceu no meio das nuvens. Após 24 minutos o balão atingiu 9 mil metros de altitude e aos 90 minutos chegou a mais de 27 mil metros. Em sua missão de registrar a Terra do Espaço, o balão enfrentou temperatura de 60 graus negativos e ventos de até 160 km/h.

Através das coordenadas do GPS, Geissbuhler e sua equipe conseguiram encontrar a câmera que caiu a 45 quilômetros ao norte do local onde foi lançada. A bateria da câmera acabou só 2 minutos antes dela atingir o solo interrompendo a captação das imagens. O balão foi encontrado no topo de uma árvore com uma sensação de missão cumprida.

Conheça o projeto Espaço Para Todos do Apolo11.com 

Legenda: No topo, Luke Geissbuhler e Max Geissbuhler preparam o balão antes de alçar voo. Na sequência, vídeo mostra os "melhores momentos" da missão, desde o momento em que o balão foi lançado até alguns instantes antes de tocar o solo, alguns minutos após explodir na alta atmosfera. Crédito: Luke Geissbuhler / Brooklyn Space Program / Youtube.


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/balao_cream.php?posic=dat_20101021-080800.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo