quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festival de cinema mudo da Itália homenageia pioneiros do documentário brasileiro


Pordenone - Dois pioneiros dos documentários no Brasil são os homenageados na 29ª edição das Jornadas de Cinema Mudo de Pordenone, no noroeste da Itália, que acontecerão até o dia 9 de outubro.

No domingo, foram apresentadas produções de Luiz Thomas Reis, "Rituais e festas bororo", de 1917, e "Parimã, fronteiras do Brasil" e "Viagem a Roraima", de 1927. "No rastro do Eldorado", de 1925, de autoria de Silvino Santos, foi apresentado hoje.

As Jornadas de Pordenone não costumam exibir o cinema latino-americano mudo, em parte devido ao pouco material disponível -- calcula-se que apenas 10% da produção brasileira se salvou, na sua maioria documentários --, mas sobretudo pela falta de recursos econômicos destinados a restaurar o que existe.

Estes documentários permitem ao Brasil ter uma visão inestimável da vida social, política, econômica, geográfica e cultural do começo do século XX.

Enquanto "Rituais e festas bororo" tem valor antropológico porque mostra os rituais e festas da etnia indígena bororo da Amazônia, "Parimã, fronteiras do Brasil" e "Viagem a Roraima" são de interesse geográfico e militar ao documentar as viagens pela selva amazônica na fronteira com a Venezuela e as Guianas.

"No rastro do Eldorado", por outro lado, relata a expedição realizada entre 1924 e 1925 pelo norte-americano Alexander Hamilton Rice, da Universidade de Harvard, que percorreu a floresta amazônica e o estuário do Rio Amazonas ajudando a traçar os mapas de uma região até aquele momento desconhecida.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo