sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Imagens inéditas do Etna em 3D

Roma - As primeiras fotografias em 3D tiradas do planeta Terra do espaço tiveram como alvo o vulcão italiano Etna, ainda ativo, que se situa na costa leste da Sicília. As imagens foram captadas com uma precisão jamais vista.

Os "fotógrafos" são dois satélites alemães que trabalham a uma distância de 350 metros um do outro, o TanDEM-X e TerraSAR-X, do Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft - und Raumfahrt, DLR).

As imagens têm uma precisão inferior aos 12 metros, muito mais nítidas do que as tradicionais (entre 60 e 90 metros). Nelas é possível ver a cidade de Catania, na forma de pontos brancos nas margens das fotos. Para consegui-las, os dois satélites usaram uma técnica chamada radar bi-estático: o transmissor e sua antena têm uma localização, enquanto que a posição do receptor e de sua antena é remota. Um dos dois envia um sinal para a Terra que é recebido por ambos simultaneamente, graças a um algoritmo patenteado. É um tipo de radar que depende da dispersão para produzir um sinal passível de ser detectado.
"Este sistema tem muitas aplicações. Por exemplo, as imagens dos oceanos tiradas desta forma conseguem capturar também a evolução das marés e das correntes, que portanto podem ser estudadas", disseram os especialistas do DLR.

Nos próximos três anos, os satélites vão mapear toda a superfície terrestre, com o objetivo de fornecer os mapas mais precisos já produzidos até hoje.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo