quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Minas Gerais supera média em imunização


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua última pesquisa, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010, aponta a ampla cobertura de vacinação para doenças como poliomielite e tuberculose. Minas Gerais conseguiu imunizar 91,41% da população alvo das vacinas BCG (tuberculose), Hepatite B, contra Febre Amarela, Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite) e a Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba). A média supera o índice nacional, que é de 90,02%. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que já investiu R$ 34,1 milhões em imunização em Minas nos últimos três anos.  

Segundo a coordenadora de imunização da SES-MG, Tânia Brant, entre os programas para a redução da incidência de doenças transmissíveis, destaca-se a manutenção da erradicação de transmissão da poliomielite e do sarampo. A coordenadora ressalta, também, a importância da redução da incidência do tétano neonatal a níveis abaixo do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS).  “Também foram obtidos resultados significativos na redução da incidência da difteria, coqueluche, rubéola, casos de hanseníase e raiva humana transmitida por animais domésticos. Nessas ações é importante acrescentar os bloqueios de febre amarela, impedindo a sua urbanização e o controle da transmissão vetorial da doença de Chagas, de grande significado epidemiológico no nosso Estado”, afirma.

A redução da rubéola, por exemplo, espelha o trabalho do Estado no âmbito das doenças transmissíveis. Em 2008, Minas realizou campanha de vacinação para homens e mulheres, de 12 a 39 anos, contra a enfermidade, com o objetivo de eliminar a Síndrome da Rubéola Congênita (infecção do feto pelo vírus da rubéola). Alcançou 99,56% do público alvo, com um total de 9.273.363 vacinadas na faixa etária.

Exemplo mais recente, a chamada ‘gripe suína’ (H1N1), também superou a meta geral de vacinação. Em 2010 foi realizada, em todo o País, a “Estratégia de Vacinação contra a Influenza Pandêmica A H1N1” no período de março a julho, quando foram vacinadas no Estado 3.580.999 pessoas entre trabalhadores de saúde, gestantes de 10 a 49 anos, portadores de doenças crônicas, crianças de 06 meses a 04 anos e jovens e adultos de 20 a 39 anos. A proposta do Ministério da Saúde era que 80% da população alvo fosse imunizada. Minas Gerais atingiu cobertura vacinal de 82%.

Números positivos

A coordenadora estadual de imunização ressalta também a redução da ocorrência de meningite. “No grupo das meningites bacterianas, predomina a meningite meningocócica cuja incidência está em declínio”, informa. Minas foi o primeiro Estado a oferecer vacinação gratuita contra a doença para população menor de dois anos a partir de novembro de 2009, quando foram vacinadas 436.660 crianças, de uma população alvo de 517.334. Nenhum outro Estado brasileiro disponibiliza a vacina nos postos de saúde.

Além disso, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio de transferência de tecnologia com o laboratório Novartis, será o primeiro laboratório público do País a produzir a vacina. A nova fábrica para produção do medicamento deverá ser inaugurada em dezembro deste ano. Para tanto foram investidos cerca de R$ 56 milhões.

Ainda entre os principais ganhos na área de imunização nos últimos anos, Tânia Brant destaca a redução da ocorrência de diarréia por rotavírus, após a implantação da vacina em 2006. Desde então foram aplicadas 997.544 doses da vacina, cobrindo mais de 90% da população alvo nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Poliomielite

A poliomielite, que teve seu último caso registrado em Minas em 1987, é considerada erradicada no Estado. Este ano a campanha de vacinação contra a doença, em sua primeira fase, vacinou 92,11% da população alvo (toda criança menor que 05 anos). A segunda etapa, realizada em agosto, alcançou cobertura de 92,14%, o que representa mais de 1,3 milhão de crianças imunizadas no Estado.  


jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo