quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quase colisão entre helicópteros e VANT no Reino Unido

Duas investigações oficiais teriam ocorrido após aviões não tripulados chegarem perto demais de helicópteros sobre Wiltshire
Aparência grotesca, mas alta tecnologia, assim é um dos VANTs militares em atuação no Reino Unido. Crédito: USAF
 
Por Vôo Tático/BBC

No início deste ano, em duas ocasiões distintas no mesmo dia, quase ocorreram colisões entre helicópteros militares e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no Reino Unido. Um dos casos ocorreu quando a bateria de um Desert Hawk se esgotou e este passou bem perto de um helicóptero Apache quando caía. O outro caso aconteceu também com um Desert Hawk, que se aproximou em rota de colisão a menos de 300 metros de um Sea King.

Essas duas ocorrências reforçam a noção da complexidade que é gerenciar o espaço aéreo compartilhado entre aeronaves tripuladas e VANTs. Notem na fotografia como o Desert Hawk é tosco. Parece que foi feito a marteladas e colado com esparadrapo, mas por trás dessa aparência, ele carrega tecnologia de ponta e é uma ferramenta essencial para a inteligência de combate.

O relatório oficial informou que eles "estavam em rota de colisão" e houve "um elevado risco de acidente". Estas seriam as primeiras investigações de segurança envolvendo aviões não-tripulados. Algumas pessoas expressaram temores de que o operador em terra não possa ver ou automaticamente evitar outras aeronaves.
 
Agradecimentos a: Paulo R. Poian

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo