segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conhecendo a Itália - Ruínas arqueológicas

Pompei
As ruínas arqueológicas de Pompei são famosas em todo o mundo por serem o único exemplo de uma cidade romana de 2000 anos atrás paralizada no tempo e, de uma terrível catástrofe natural que aconteceu no passado.A cidade foi coberta pelas cinzas de uma improvisa erupção no 24 de agosto de 79 d.C. e permaneceu impenetrável até o XVIII, quando pouco a pouco foi trazida à luz.A cidade foi provavelmente fundada pelos Osci no VII a.C. pela sua posição estratégica e esteve sempre ao centro de lutas entre os antigos habitantes da região: foi conquistada pelos etruscos e sucessivamente pela cidade grega de Cuma (525-474 a.C.). Após as guerras sanitas passou a Roma. Durante as guerras púnicas permaneceu fiél a Roma, conquistando importância e independência da capital. Ao contrári, durante a guerra civil tentou resistir a Roma, mas Silla a derrotu (89 a.C.).
A história antiga acaba no 29 de agosto de 79 a.C enquanto a história moderna se inícia com a operação de escavação dos Borboni em 1748. Depois da unificação da Itália (1860), o trabalho de escavação foi dado a Giuseppe Fiorelli, que teve também a idéia dos calcos enchendo de gesso as cavidades uma vez ocupada pelos corpos dentro da cinza vulcânica solidificada.
Pompei atualmente recebe mais de 2,5 milhões de visitantes a cada ano.
Monumentos como o Fórum, a Basílica, o Anfiteatro, as vilas privadas e as casas e todos os outros achados, demonstram não apenas os lugares onde a vida daquele tempo se desenvolvia mas, permetem a realização de estudos interdisciplinares que satisfazem a curiosidade dos hábitos e costumes daquela sociedade que era incrivelmente moderna. Foram encontados também grafites que relembram slogans eleitorais e sátiras aos personagens políticos e ricos da época.

Ercolano
De acordo com a lenda, Herculaneum foi fundada sobre o mar a mais ou menos 3000 anos atrás por Hércules no versante meridional do Monte Vesuvio, enquanto o herói retornava da Espanha, onde havia realizado um dos seus memoráveis trabalhos.Provavelmente, mais prosaicamente falando, Ercolano foi fundada pelos Osci (uma população itálica) no século VIII e passou sob domínio etrusco e sannita. Pompei para os romanos era conhecida e apreciada como lugar de veraneio.
Também Ercolano foi destruída pelo Vesuvio em 79 d.C., mas Pompei foi incendiada e Ercolano foi sufocada por uma nuvem piroclástica que encheu a cidade de 20 mt. de cinzas e lama que se solidificou posteriormente. Todos os habitantes de Ercolano foram sufocados pelas fumaça venenosa. Ercolano foi a primeira cidade a ser descoberta no início do XVIII pelo príncipe d’Elboeuf quando os seus homens estavam escavando um poço profundo nas suas terras, no lugar do antigo templo romano. Diferenças e particularidades de Ercolano a respeito Pompei a tornam única e importante ao mesmo tempo

imagens arquivo virtual/Google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo