segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Turismo - Um pouco da Itália

Costa Amalfitana
A costa Amalfitana, alongada entre as cidades de Napoli e Salerno, é uma das maravilhas da Itália e do mundo inteiro, e, por isso, é sob proteção da UNESCO. É portanto inútil resistir a uma visita se se encontra nos redores.Pelo seu único cenário naturalístico e pela sua rica e fascinante história, a costa amalfitana é cheia de pequenos burgos que se alçam a nível do mar até os confins dos altos cumes, sistemando-se em terraças naturais de grande fascínio.
Os lugares de maior interesse são numerosos: Amalfi, Ravello, Positano, Vietri, Maiori, Minori, e muitos outros.

Sorrento
Sorrento, conhecida como Surrentum 2000 anos atrás, se encontra na extremidade meridional do Golfo de Napoli. Pela sua posição estratégica, foi uma espécie de guardiã de todos os navios que chegavam do sul, mas também foi exposta aos ataques por parte dos invasores.Provavelmente fundada pelos gregos no século VI a.C., passou depois a Roma após as guerras saníticas (295 a.C.) e torna-se sede episcopal em 420 d.C. Anexada pelos bizantinos ao Império Romano do Ocidente, sofreu numerosas invasões por parte dos piratas e dos saracenos. 
Depois da dominação normanda, sveva e dos Angioini, Sorrento seguiu o mesmo destino de Napoli até o momento da sua unificação ao Reino da Itália (1860).Atualmente Sorrento é uma linda localidade turística pouco distante da mais caótica cidade de Napoli e oferece interessantes visitas culturais (o Museu Correale, o Duomo, o Claustro de San Francesco, etc.) e uma ocasião de compras ao longo de suas estreitas ruazinhas de onde é possível saborear do famoso limoncello.
Também, a vista lá do alto das rochas é espetacular e dá sobre a baía de Napoli ou sobre a vizinha Capri, a qual um dia Sorrento era unida (Pleistocene).As ruínas romanas de Capo Sorrento merecem com certeza uma visita, se a estadia se faz mais longa: é pouco distante da cidade.

Paestum
Paestum faz parte do patrimônio da humanidade, a UNESCO, desde 1988. É um parque ecológico entre os mais sugestivos da Itália.A cidade foi fundada, segundo o histórico Strabone, pelos colonos gregos de Sibario, por volta de 600 a.C. com o nome de Poseidonia tornando-se imediatamente um importante porto comercial. Conquistada pelos lucanos em 400 a.C. e em seguida pelo grego Alessandro il Molosso (335-31), tornou-se de má vontade colônia romana em 23 a.C. com o nome de Paestum.
Com a queda do Império Romano, deu-se início ao declínio da cidade que coincidiu com a abertura de novos meios comerciais no Oriente, que desviaram a importância de Paestrum. O despontar de epidemias de malária e das invasões saracenas (IX d.C.) e normandas, fez sim que seus habitantes abandonassem a cidade, fundando Capaccio.A cidade, depois da descoberta em 1762, tornou-se logo meta do Grand Tour, sendo visitada por muitos escritores entre os quais Goethe (1787).
Paestum é uma localidade arqueológica de rara beleza dominada pelos seus três grandes templos sagrados em estilo dórico: a Basílica ou Templo de Hera (540 a.C.), o Templo de Atena (500 a.C), o Templo de Poseidon.Importantes também alguns edifícios públicos da época romana como o Comitium.Na área foi encontrada também uma necrópolis lucana (V a.C.).

Campi Flegrei
Localizados a noroeste de Napoli, os Campi Flegrei são um dos lugares mais interessantes fora da cidade de Napoli. De fato, são separados da capital da região apenas pela colina de Posillipo, e considerados parte da baía de Napoli, mas com tantas particularidades que a diferenciam dos outros lugares.A última cratera ativa dos Campos Flegrei é a Solfatara, de onde é ainda possível ver algumas atividades vulcânicas como a emissão de gás, permitindo ter então uma idéia de como os Campos Flegrei pudessem ser no passado quando a atividade vulcânica era muito maior da atual (crateras de Agnano e lago d’Averno).
Em 1971, na Solfatara foram gravadas algumas cenas do filme-concerto dos Pink Floyd “Live at Pompei”.
A cratera Astroni é uma outra cratera morta com maravilhosa vegetação que a tornou zona de caça para a família real dos Borboni em 1700. Atualmente é uma reserva natural protegida pelo WWF.Monte Nuovo: o vulcão que cresceu em uma só noite em 1538, é agora uma cratera vulcânica dos Campos Flegrei. Atualmente é um parque natural.
imagens arquivo virtual/Google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo