segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Visitando as regiões da Itália

Friuli Venezia Giulia
A região do Friuli-Venezia Giulia (“Friúli” pronuncia-se com o acento tónico na “u”), è formada da união do Friuli, que constitui acerca de 90% do território (com capital histórica Udine), com a parte da Venezia Giulia que ficou em território italiano, após a Segunda Guerra Mundial.A região foi criada somente em 1954, quando Trieste voltou a ser definitivamente italiana. A união numa única região de populações muito diferentes por história, cultura e tradições, criou atritos internos e reivindicações, entre as cidades de Udine e Trieste, que continuam até os dias de hoje.
De fato, a escolha de pór Trieste, que já foi o principal porto do Império Áustro-Hungaro, como capital da região, foi feita para dar a esta cidade, que gozava di prestigio internacional e que se tornou o símbolo do nacionalismo italiano, um papel administrativo importante. A cidade porém, é alheia à região histórica e geográfica do Friuli e por isso é fortemente hostilizada pela componente friulana de Pordenone, Udine e Gorizia.

Já Udine, por séculos capital do Patriarcato de Aquileia, que já no XIII século era um dos maiores estados do norte da Itália, desde 1200 é reconhecida como capital histórica e institucional do Friuli.Em 1963, quando Trieste foi decretada capital da região, Udine foi praticamente estrometida do papel que teve por séculos e que segundo muitos friulanos ainda lhe pertence, tendo em conta sua ilustre história, sua centralidade geográfica e sua importância econômica, sem contar o fato que metade da população da inteira região vive em sua província.
A região do Friuli-Venezia Giulia faz divisa com a Áustria ao norte, com a Eslovénia ao leste, com o Veneto ao oeste e com o Mar Adriático ao sul.Suas províncias são: Udine e Pordenone (Friuli), Gorizia e Trieste (Venezia Giulia) que, juntas, somam 219 comunes e contam com mais de 1.200.000 habitantes. 
A região foi abalada em 1976 por um grave terremoto, que fez sim que muitos emigrantes, particularmente dos Estados Unidos e da Argentina, voltassem nesta terra, para reconstruir as cidades destruidas pelo sisma.

Trieste
Localizada entre a cultura da Europa central e mediterrânea, Trieste sempre foi uma cidade de grande encanto.
Na sua caracterização têm um papel fundamental a posição geográfica, que faz dela uma espécie de ponte ideal em direção ao Leste Europeu, e a presença de importantes instituições culturais, entre as quais a “Área de Pesquisa” e o “Centro Internacional de Física Teórica”, que a qualificam como pólo científico de relevância européia.
Rica de museus e obras de artes, Trieste é conhecida pela sua vocação cosmopolita e pelas atmosferas literárias.
Os seus cafés (Tommaseo, degli Specchi, San Marco) são locais de encontro de intelectuais e as suas ruas são uma sucessão de palácios neoclássicos que lhe conferem, também no aspecto, a imagem de importante cidade da Europa central.
A colina, onde surge o Castelo, constitui o núcleo mais antigo de “Tergeste”, o antigo nome romano da cidade, habitada desde a pré-história e colônia romana, a partir do II século a.C.Foi em seguida Bizantina e dos Francos (788); com o crescimento da potência veneziana lutou contra a “Serenissima”, para não ser absorvida, até a passagem à dominação austríaca no século XIV, que favoreceu o desenvolvimento como centro comercial e o cruzamento de populações e culturas diferentes (italiana, alemã, eslava).
No século XVIII, o nascimento dos estaleiros de San Marco e de San Rocco, marcaram o momento de máximo progresso da indústria naval, criando um forte incentivo para um desenvolvimento econômico da cidade tão grande que estimulou o crescimento de iniciativas que deixaram suas marcas no tempo. Basta citar a fundação, no ano 1831, das “Assicurazioni Generali”, e no ano de 1836 do “Lloyd Triestino”, para compreender o fervor empresarial do período. No ano de 1918, Trieste foi anexada à Itália, tornando-se em seguida capital do Friuli-Venezia Giulia. 
Sobre as colinas de San Giusto que dominam a cidade, surge a homônima catedral, que unificou às duas preexistentes basílicas e que foi enriquecidas de mosaicos nos séculos XII e XIII, enquanto o único vestígio do período imperial é representado pelas ruínas do Fórum e do Teatro romano.Interessantes o museu localizado nos seus arredores, sobre o rochoso monte Carso que chega até o mar, e o celebérrimo Castelo de Miramare, residência de verão dos Asburgo, perto do qual surge um parque e uma oásis marinho do WWF.Apesar do longo período sob dominação austríaca, Trento é bem italiana.
Cheia de edifícios medievais e renascentistas, dotada de uma estrutura hoteleira satisfatória e bons restaurantes, é uma importante base para visitar a região.A cidade apresenta, o ano todo interessantes manifestações, entre as quais se destacam os clássicos “Festival Internacional da Opereta” (julho e agosto) e a “Barcolana” (outubro), uma das mais espetaculares regatas da Europa, à qual participam milhares de embarcações. 
Trieste é famosa também pela “Bora”, o vento que pode chegar até quase 200 km. por hora e que nas suas passagens provoca muitos danos.Mesmo que com a força de destruição de um furacão, a Bora difere dele por não ter um “olho” e para não formar a característica trompa. Ele vem do mar e pode durar alguns dias de seguida.Nas calçadas da cidade podem-se ver as correntes às quais as pessoas, durante os dias em que sopra a Bora, se seguram, para literalmente não voar.
A força da Bora derruba tudo quanto encontra no caminho: arvores, motos, placas, sinais, barcos e tudo quanto opõe resistência ao vento.Naqueles dias, o mar fica tão agitado que não é raro que até barcos e pequenos navios ancorados no porto da cidade afundem, revirados pela força do vento.

 Cividale del Friuli
É a romana Fórum Julii, de onde derivou o nome Friuli.Nos arredores da cidade foram descobertas postações ressalentes ao Paleolítico e Neolítico, enquanto há abundantes testemunhas da Idade do Ferro, da civilização páleo-veneta e, a partir do séc. IV a.C., daquela Celta.
Em 50 d.C., Júlio Cesar fundou aqui um município da tribo Scaptia, que em seguida se tornou colônia romana.No V século d.C., após a destruição de Zuglio por parte dos Ávari e de Aquiléia por parte dos Unos, Cividale cresceu bastante, devido à sua posição estratégica.Com o chegada dos Longobardos, no VII século, tornou-se capital do primeiro ducado longobardo da Itália, sob o duque Gisulfo, neto de Alboíno. Naquela época, a cidade mudou seu nome em Civitas, que em seguida virou Cividale.
Destruida pelos Ávaros em 610, renasceu com o nome de Civitas Forumiuliana, e tornou-se o centro militar e político das Venecias.Em 769, aqui se realizou o Concílio que confirmou a indissolubilidade do casamento.
O Duque do Friuli, Berengário I, tornou-se Rei da Itália (888-924) e, em 915, também Imperador. No IX séc. a cidade passou a se chamar Civitas Austriae. A partir do séc. XII foi sede de um importante mercado; desde então tornou-se o máximo centro político e comercial de todo o Friuli, ao ponto de obter do Imperador Carlo IV a abertura da Universidade, em 1353.
Em 1419, durante a guerra para expulsar os Húngaros, se rendeu a Venezia. Durante os séculos sucessivos sofreu várias incursões dos turcos.
Em 1797, com o Tratado de Campofórmio, entre Napoleão e a Áustria, Cividale passou sob o Império Habsburgico. Em 1866 foi anexada ao Reino da Itália, junto ao Véneto e ao Friuli.
De particular interesse na cidade: o “Ipogéo celta”, ambiente rico em fascínio e mistério, escavado no subsolo, cuja função é até hoje desconhecida; o Oratório de Santa Maria in Valle (Templeto Longobardo), extraordinário compêndio de arquitetura e escultura alto medieval, e ainda o Duomo di Santa Maria Assunta (séc. XV-XVI), o Museu Cristão, o Palácio Comunal, construido entre 1545 e 1588 sobre um pré-existente edifício de 1286, em cujo pátio forem encontrados restos de uma domus romana.

Aquileia
Fundada em 181 a.C. a cidade conta com uma área arqueológica de grande relevância, considerada pela Unesco Património da Humanidade.Junto com Ravenna, Aquileia constitui o mais importante e prestigioso sitio arqueológico do norte da Itália.
Tornou-se centro político-administrativo e capital da X Região Augustea, Venetia et Histria e próspero mercado, avantajada pelo ótimo sistema portuário e por ser cruzamento das importantes vias que iam em direção do norte da Europa, além dos Alpes e do Báltico (a chamada “via da âmbar”), e das Gálias até o Oriente.Desde a tarda idade republicana e durante quase toda a época imperial, Aquileia foi um dos pontos nevrálgicos do Império Romano.Apesar que a crise do III século abalasse a cidade, na época da morte do Imperador Teodósio (395 d.C.) ainda era a 9ª cidade do Império e a 4ª da Itália, celebre por suas muras e pelo porto.Aquileia resistiu às repetidas incursões de Alarico (401, 408), mas caiu sob os golpes de Átila (452), que devastou a cidade, chegando a despejar sal sobre suas ruínas, como conta a lenda.
Em 1509 foi anexada ao Sacro Romano Império e aos Hasburgo, até sua definitiva união ao Friuli e à Itália, logo após a primeira guerra mundial. Apesar das intervenções posteriores, a Basílica mantem as formas do XI século. A primeira parte foi edificada em 313, depois do Edito de Milano, por vontade do bispo Teodoro. Entre 1021 e 1031 foi quase que inteiramente reconstruida, por desejo do Patriarca Popone e foi edificada a torre campanária, com 73 metros de altitude. Interessantes são os mosaicos no piso da igreja, que remontam à época das catacumbas. No início da nave esquerda da igreja, se pode descer à “Cripta degli Scavi” (cripta das escavações), onde são visíveis os restos da primitiva Basílica Páleocristã.
Imperdível também uma visita à área arqueológica, com o foro romano e outros vestígios do II séc. a.C.

 Udine
O último Doge de Venezia, Ludovico Manin, retirou-se para estas terras quando, ao final do século XVIII, a República de Venezia desmoronou sob os golpes de Napoleão Bonaparte. Quem hoje visita a Villa Manin, na província de Udine, sente no ar algo de crepuscular, como se a memória do velho senhor que aqui veio passar o seu outono sugerisse aos visitantes a melancolia e os levasse a ela. Mas se trata de uma sensação agradável, que nos predispõe a uma espécie de deleite estético mais íntimo e intenso.A mesma sensação reaparece em toda parte, nesta belíssima e severa região de fronteira, onde quase todas as cidades ostentam um museu (são de especial importância e interesse os de Udine, Tolmezzo, Pordenone, Cividale del Friuli, Gorizia, Aquileia), e mostram uma capacidade de surpreender com a grande quantidade de estilos arquitetõnicos (em Udine, no centro, ficam frente a frente o gótico veneziano do “Palazzo del Comune” e o belíssimo “Caffé Contarena”, em estilo Art Decô, do século XX) e de interesses culturais (ainda em Udine, há uma Galeria de arte antiga e uma Galeria de arte moderna).
Muito sugestiva a Basílica de Aquileia, hoje um pequeno comune, outrora uma importante cidade do Império Romano.
Trieste, na Venezia Giulia, a mais “mittel-européia” das cidades italianas, rica em história e em cultura, com um património artístico antigo e moderno de alto nível, foi amada e representada por grandes escritores (James Joyce, Italo Svevo, Umberto Saba e tantos outros).Grado, na província de Gorizia, é a preferida de inúmeros e fiéis turistas, pelo seu mar e pelo seu clima particularmente saudável.

imagens arquivo virtual/google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo