terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Berlusconi vence moções na Câmara e se mantém no governo na Itália

Do G1, com agências internacionais -  O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, venceu nesta terça-feira (14) duas moções de desconfiança na Câmara de Deputados, garantindo assim a sua permanência no poder.

As duas moções -uma movida pela esquerda, outra pelos centristas- foram votadas conjuntamente, e Berlusconi teve 314 votos favoráveis e 311 contrários. Houve duas abstenções.

Mais cedo, Berlusconi havia sido vitorioso em uma moção de apoio no Senado, com 162 votos favoráveis de um total de 308, graças à Liga Norte, sua principal aliada. A moção havia sido proposta pelo próprio governo, no poder desde 2008, para demonstrar força.

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi toma café nesta terça-feira (14) no Senado, em Roma. (Foto: Reuters)

A vitória no Senado era esperada, mas, na Câmara, a situação era imprevisível, e a diferença pequena de votos era esperada por analistas.

Berlusconi segue no poder. Mas, segundo analistas, ele deve seguir enfraquecido e com dificuldade para aprovar legislação de seu interesse.

Se Berlusconi perdesse, teria de renunciar ao cargo, como estabelecem as normas da República Parlamentar, e o presidente da República, Giorgio Napolitano, teria de abrir uma fase de consultas para tentar formar um novo governo ou dissolver eleições antecipadas.

Protestos

Em meio às votações, milhares de estudantes foram às ruas das grandes cidades da Itália para protestar contra o governo e a reforma das universidades. Houve atos em Milão, Roma e Palermo.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo