segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Chuva de meteoros transmitida ao vivo pela NASA

Um exemplo típico de Geminidas fotografadas. Crédito: Jon Loder
Por Paula Rothman 

Desde ontem (12), a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) está transmitindo ao vivo a que é considerada a melhor chuva de meteoros do ano. A Geminidas acontece entre 12 e 16 de dezembro, sendo seu pico na noite de hoje, dia 13, para amanhã.

A expectativa é que haja de 50 a 80 meteoros por hora, podendo haver picos de até 120. A chuva é visível em todo o planeta, mas a NASA aconselha aqueles que quiserem enxergar algo a procurar regiões afastadas de grandes centros urbanos, longe da iluminação.

Para quem não pode fugir da cidade, uma transmissão ao vivo, em áudio e vídeo, está sendo feita a partir de uma câmera montada sobre o Centro de Vôos Espaciais Marshall, em Huntsville, Alabama. O equipamento funciona com um sensor de luz e, durante o dia, nada aparece – embora o som dos meteoros entrando na atmosfera seja audível 24 horas.

A Geminidas é formada pelos pedaços de detritos de um objeto chamado 3200 Phaethon, um cometa extinto que por muito tempo foi classificado como asteróide. Hoje, sabe-se que o objeto é apenas o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após muitas passagens próximas ao Sol.

Todos os anos, a Terra passa por estes restos do 3200 Phaethon em meados de dezembro, fazendo com que meteoros pareçam chegar até nós vindos da constelação de Gêmeos – daí o nome Geminidas.
Agradecimentos a: Paulo R. Poian.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo