domingo, 26 de dezembro de 2010

Monitor com Tecnologia LED - LG E2360

Saiba quais as principais melhorias introduzidas nos televisores e monitores com tecnologia de LEDs.
Somos de uma geração que assistiu ao advento da televisão praticamente desde o seu nascimento. Há muito pouco tempo atrás, ainda tínhamos os nossos televisores a cores com tubos de raios catódicos e monitores de fósforo. Eram televisores gigantescos, pesados e quadrados, que cansavam a vista e que nos bombardeavam insistentemente com feixes de eletrons. De alguns anos a esta parte, com o aparecimento da tecnologia de LCD e Plasma, os televisores passaram a apresentar-se num formato mais compacto, leve e com benefícios notórios na visualização final da imagem. Este foi também o percurso dos monitores de computador.
A globalização do mercado aumentou a concorrência com claros benefícios para o consumidor. Hoje, é vulgar qualquer um de nós possuir um televisor 16x9 extra fino, na sala e em frente ao computador.
Os monitores de Cristais Líquidos - LCDs - funcionam todos com um princípio básico que passa pela reflexão da luz através de uma espécie de grelha, que depois faz brilhar pequenos pixeis verdes, azuis e vermelhos. A intensidade com que esses pixeis brilham tem como resultante a mistura das componentes básicas dessas cores e, consequentemente, a reprodução fiel de qualquer cor do espectro luminoso visível. Na imagem abaixo, podemos ter uma ideia do funcionamento de um monitor com esta tecnologia. Uma lâmpada - tipicamente fluorescente (CCFL) - está situada à esquerda da imagem, e a luz é encaminhada para a tela de visualização, no topo. No caso dos monitores de computadores por vezes víamos a parte superior ou inferior ligeiramente mais brilhante que o restante dos monitores. Tal era resultante da colocação desta luz e, por vezes, um processo de fabrico menos cuidado dos modelos de monitores.


Atualmente uma outra revolução está a caminho no sentido de melhorar ainda mais a fiel reprodução de imagem, com cores vivas e brilhantes. Trata-se da muito badalada tecnologia de LEDs.
A principal diferença e evolução relativamente aos LCDs antigos é que, em vez de se usar uma lâmpada fluorescente CCFL para a emissão de luz, utiliza-se outro tipo de fonte de luz, os LEDs. Com esta tecnologia, substituímos a lâmpada por inúmeros LEDs obtendo assim uma melhoria substancial na imagem que nos é apresentada. Note-se que a única coisa que muda é a luz, o sistema de apresentação de imagem continua a ter por base o LCD.
As grandes melhorias na utilização desta tecnologia poderão agrupar-se em três grandes áreas.
1 - A qualidade de imagem - O número de cores aumentou significativamente face às tecnologias de Plasma e de lâmpada fluorescente. A utilização de LEDs permite melhorar substancialmente o contraste de imagem e reproduzir pretos muito mais profundos e brancos mais brilhantes. Na prática esta é a formula que permite alcançar melhor representação gráfica da imagem, como pode ser visto na figura abaixo. À esquerda o desempenho de um LCD com luz fluorescente, à direita, com LEDs. Note-se que somente com LEDs é possível obter um preto profundo.


2 - Amigo do meio ambiente - A tecnologia LED é muito mais verde quando comparada com outras tecnologias. Não é necessário nenhum mercúrio na sua produção e o consumo de energia é substancialmente menor para ativar toda a matriz.
3 - Espessura dos modelos de monitores e televisores. A partir do momento em que se retira a luz fluorescente da caixa, ocupa-se muito menos espaço com os LEDs, permitindo criar aparelhos absurdamente finos e esteticamente muito apelativos.
Recentemente tivemos a oportunidade de testar um monitor de 23 polegadas já dotado com esta nova tecnologia de LEDs. Trata-se do LG E2360. Com um rácio de contraste dinâmico de 5.000.000:1 e 5ms de refresh rate, este monitor Full HD (1920x1080p) impressiona pela nitidez e pela velocidade de imagem. O design é extremamente atrativo, para o qual os 1.5 cm de espessura em muito contribuem.
O desempenho é muito bom em ambiente informático mas, como é também um monitor Full HD, é perfeitamente possível ver um bom filme com uma qualidade invejável. O contraste de pretos e brancos dá uma outra dimensão ao que estamos a visualizar.


Quanto às opções de ligação, o E2360 inclui duas portas HDMI, DVI-D - que permite ligação direta das placas gráficas com esta porta ao monitor - VGA e ainda um jack para os headphones. Todas as portas estão situadas atrás do monitor possuindo uma boa acessibilidade.
Para quem trabalha bastante com computador é muito bom poder aliar o útil ao agradável... 23 polegadas proporcionam um gigantesco espaço de desktop, ao qual nos habituamos muito rapidamente. 

Mais informações sobre este óptimo produto e da nova geração de monitores/televisores, nas páginas da LG.







fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo