segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O pequeno Golias

 
Eu não sei porque chamaram de Golias,  este mini-veículo medindo apenas 120 centimetros de comprimento, 60 de largura e 30 de altura (não o chamavam de "David" porque trazia conotações  judias), mas o fato é que o Leichter Ladungsträger (veiculo ligeiro de demolição) ou "Golias" era um veículo blindado que utilizou a Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial, jogando-o contra o inimigo nas trincheiras, casas ou tanques. Podia levar entre 75-100 kg de explosivos em uma velocidade de cerca de 9 km / h. No principio  era movido por um motor elétrico que foi descartado pela forma como a produção era cara e complicada a reparação em combate, foi equipado com um motor a gasolina muito mais simples. A Golias era dirigido com um joystick através de um cabo triplo de telefone com um comprimento variável.
 
Detalhe do cabo.
 
A Golias foi utilizado em várias frentes, com pouca sorte e teve alguma eficácia apenas na invasão em Varsóvia, onde a resistência polonesa, não tinha armas anti-tanque. 
Chegaram a produzir cerca de7.564 desses aparelhos, mas, em geral, a sua eficácia deixou muito a desejar, como haviam muitas fraquezas e sua falta de velocidade (um homem chegava a alcança-lo correndo), sua armadura sem blindagem não suportava impacto de alto calibre, cabos eles eram muito vulneráveis ao fogo inimigo ou até mesmo, como fizeram os polacos, corriam atrás deles e cortavam os cabos com uma simples faca.

Após a guerra, "O Golias", foi rejeitado, embora sem dúvida , a duvidosa honra de ser o precursor do armamento moderno guiado por controle remoto.

 
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo