quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O pior naufrágio da história - Wilhelm Gustloff



Com a chegada do Exército Vermelho na Prússia Oriental, no final da 2 ª Guerra Mundial, houve uma onda de refugiados alemães para o oeste, fugindo do exército soviético, como era conhecido o tratamento que a população alemã poderia receber. Mais de um milhão de refugiados foram para Danzig e outros portos do Báltico com a esperança de ser evacuado.
 
Um grupo de mulheres fazendo a saudação nazista no convés Wilhelm Gustloff
 
Durante a noite fria de 30 de janeiro de 1945, mais de 60.000 refugiados alemães de ambos os sexos estão lutando contra o medo e o frio, na primavera porto Báltico Gotenhafen. Em meio a  empurrões, puxões e gritando desesperadamente e se esforçando para subir no navio Wilhelm Gustloff, A bordo do que poderia vir para a Dinamarca.
 


Naquela noite em Janeiro de 1945, o transatlântico Wilhelm Gustloff zarpou do porto polaco de Gdynia, foi rebatizado Hitler-Gothenhafen com 8.000 pessoas a bordo, os documentos oficiais (alguns relatos falam de mais de 10.000 passageiros. O número exato é desconhecido, dado real  desespero da situação.)

Sem navios de guerra para escoltar e com apenas 12 botes salva-vidas  navegava lentamente através do Mar Báltico, assim se tornando um alvo fácil para os submarinos russos. As 23:08 em 31 de Janeiro, um deles, o S13,  lançou três torpedos. O Wilhelm Gustloff começou a afundar com 2.000 refugiados do andar inferior  foram afogados imediatamente. Cerca de uma hora depois, o afundamento nas águas geladas do mar Báltico. Navios de guerra alemães resgataram 960 sobreviventes, alguns dos quais morreram de frio logo depois. No total 7.000 pessoas morreram.Cinco vezes mais do que o naufrágio do Titanic. Antes do final da guerra - quatro meses depois os submarinos soviéticos afundaram mais de 23 navios.


Hoje, o Gustloff repousa em três seções, a 90 metros de profundidade. Em 2004 organizaram uma expedição para  filmar seus restos.
 


Se você está interessado: 1, 2, 3


fonte: http://unabrevehistoria.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo