segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Telescópio Hubble passa sobre cidades brasileiras esta noite


Observar os satélites durante a noite é uma tarefa bastante interessante e educativa. Além disso, permite compreender que aquelas luzes que vez por outra cruzam o céu não são óvnis ou extraterrestres nos espionando, mas objetos feitos pelos cientistas que se interessam em observar a Terra e também o espaço.


Se as condições meteorológicas permitirem, os moradores das regiões Sudeste e Centro-Oeste poderão apreciar com bastante clareza um desses satélites cruzar o céu na noite dessa segunda-feira. Mas não se trata de um satélite qualquer. Estamos falando do próprio telescópio espacial Hubble, que estará visível para milhões de pessoas que olharem para o céu nesta noite.

Movendo-se a 28 mil km/h, o telescópio espacial poderá ser visto por aproximadamente 10 minutos, tempo mais do que suficiente para acompanhar o objeto com bastante tranquilidade.

A ilustração acima mostra como será a passagem do telescópio espacial sobre São Paulo. Para entender melhor, clique sobre a imagem para anima-la.

Rastreio
O Hubble surgirá acima do horizonte oeste exatamente às 22h34, mas estará tão baixo que é praticamente impossível de vê-lo. As condições de observação começam a melhorar bastante quando o satélite estiver acima de 20 graus sobre o horizonte. Isso deve acontecer às 20h38. Para quem não está familiarizado, o oeste é o lado onde o Sol se põe.

Um minuto depois, às 20h39, o telescópio espacial estará a 40 graus de elevação e só não verá o artefato quem não quiser. Por ser um equipamento de grande porte e de corpo metálico, o Hubble é bastante brilhante durante a noite. Esse brilho é devido à reflexão dos raios de Sol, que apesar de não estar mais iluminando a cidade nessa hora, ainda brilha fortemente na posição em que o telescópio se encontra.

A partir desse momento o satélite continuará se elevando cada vez mais, até atingir o ponto mais alto no céu, a 67 graus de elevação. Sua aparência será de uma verdadeira estrela cadente cruzando o céu da cidade.

À medida que o satélite se move em direção ao oceano, os raios passam a atingir o telescópio obliquamente e o brilho vai enfraquecendo, até não poder ser mais visto.

Outras cidades
Moradores de outras cidades também poderão observar o Hubble na noite de hoje. No extremo oeste da Região Centro-Oeste o Hubble estará a cerca de 20 graus de elevação a partir das 20h38, No Rio de Janeiro os observadores verão o satélite quase que ao mesmo tempo que em São Paulo, enquanto os observadores do Paraná verão o telescópio no mesmo instante, mas deverão olhar no sentido norte. Em todos os casos, não será difícil observar o Hubble se você estiver numa das três regiões citadas.

No mapa acima, a área mais escura mostra os locais onde já é noite enquanto na região mais clara o sol ainda se faz presente. Em um programa de rastreio, a linha que divide o dia da noite se chama "Greyline ou Terminador.

A linha circular azul é chamada de "footprint" e mostra a extensão territorial que você veria se estivesse a bordo do telescópio. O círculo preto marca centro da cidade de São Paulo.

Para facilitar os observadores de outras cidades, o Apolo11 conta com um aplicativo chamado Satview, e que permite que o interessado possa rastrear diversos satélite em órbita da Terra. Basta selecionar o satélite de interesse e acompanhar o objeto. Clique aqui para acessar o Satview.

Arte: Animação mostra como será a passagem do telescópio espacial Hubble sobre São Paulo na noite de 13 de dezembro de 2010. Crédito: Apolo11.com


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
FonteApolo11- http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Telescopio_Hubble_passa_sobre_cidades_brasileiras_esta_noite&posic=dat_20101213-111444.inc
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo