sábado, 30 de outubro de 2010

Hotéis de luxo - Resorts paradisíacos

Laucala Island
Viajar para lugares paradisíacos, além do privilégio de desfrutar de belas paisagens, é altamente recomendável para quem deseja se distanciar do ritmo frenético dos grandes centros urbanos, ou simplesmente para quem busca alguns dias de tranqüilidade. Os resorts são uma excelente opção.
Talvez os preços não sejam tão sedutores quando a idéia de passar um tempo em verdadeiros paraísos. Porém, os resorts de luxo não oferecem apenas quartos com vistas exuberantes, mas verdadeiras vilas, com as mais suntuosas suítes e chalés. Além dos serviços convencionais de spas, têm atividades exclusivas de lazer de alto padrão para todos os gostos. Prepare o bolso, abra o mapa e escolha um destino.
Confira alguns dos mais luxuosos resorts do mundo.
Eichardt’s Private Hotel
Localizado na Nova Zelândia, possui o mais alto padrão de estadia, lazer e culinária. O Hotel oferece o Camp Stockman's, uma propriedade rural, nas margens de um lago e rodeado de montanhas. O lugar acolhe cinco suites de alto luxo e quatro chalés no coração de Queenstown. É uma mistura de modernidade com a elegância provincial a conviver com muita harmonia e bom gosto. Além de cafés, restaurantes e algumas das melhores lojas internacionais, o lugar tem espetaculares vistas do Lago Wakatipu e das montanhas que o ladeiam.
Para quem gosta do rústico e do sofisticado, o Stockman’s Camp é o lugar ideal. Os serviços oferecidos contam com um guia de aventuras para a organização de safaris e a prática de esportes radicais como caiaque e raffiting. Também oferece atividades como pesca e ciclismo.
Preço: 6.441 dólares por noite (2-4 pessoas), 8.419 dólares por noite (5-8 pessoas).
Laucala Island
Localizado a 45 minutos do aeroporto internacional de Fiji, o resort recebe não mais do que 80 turistas por vez. É um dos destinos mais procurados por esbanjadores do mundo todo por causa de sua exclusividade. O cenário da ilha de Laucala é exuberante. Seu resort é famoso pela impecável eficiência dos funcionários. Os turistas chegam de avião particular e são hospedados em uma vila que possui chuveiros ao ar livre, spas e piscinas. A comida é basicamente orgânica - boa opção para quem quer manter a forma com estilo e saúde. Entre as atividades oferecidas na ilha estão o esqui aquático e passeios de barco, além de um campo de golfe.
O Hilltop Residence é um espaço reservado do resort, que fica no ponto mais alto da ilha com uma vista panorâmica privilegiada. As suites incluem banheiras de água quente, piscinas particulares, além de um mordomo e um cozinheiro disponíveis para atendimento exclusivo em quem fica neste espaço.
Preço: A partir de 25.000 dólares por noite para até seis convidados.
Grand-Hôtel du Cap-Ferrat
Localizado na Riviera Francesa há mais de um século, o Grand-Hôtel du Cap-Ferrat fica entre Nice e Monte Carlo. O resort possui 74 quartos, os quais foram renovados para nova temporada, a um custo de 95 milhões de dólares. A reforma inclui a adição de um novo spa, com arquitetura clássica e vista para baías. Os hóspedes são transportados do resort até uma praia privada por meio de um teleférico fechado por vidros.
O resort oferece hospedagem, também, no Vila Rose-Pierre, uma vila exclusiva com quatro quartos, cada qual com seu próprio banheiro, e com varanda com vista para o mar. A vila possui salão de festas e ambiente para churrascos, além de disponibilizar uma equipe especial para atender a todos os caprichos dos hóspedes.
Preço: De cerca de 36.000 dólares por semana para até oito pessoas.
Four Seasons Resort Hualalai 
Localizado na Ilha Grande- Kohala Coast, Hawai, o resort oferece uma paisagem extraordinária, um verdadeiro paraíso natural tropical com seus 243 quartos em forma de bungalows. O local atrai diversos turistas todos os anos. Seu famoso spa conta com 28 mil metros quadrados, além de ter dois campos de golfe, seis piscinas, quadras de basquete e espaço para o vôlei de areia.
No espaço Loa Presidential Villa, o principal quarto tem uma parede inteira em homenagem ao fundador mitológico da ilha, o rei do Havaí-Loa. (este Four Seasons tem o nome de rainha do Havaí-Loa, a Hualalai). O resort tem vários móveis feitos de bambu e uma decoração que faz referência à cultura e tradição havaianas. O hóspede recebe um tratamento majestoso, com duas massagens de cortesia, de 50 minutos cada, e uma piscina particular. Além disso, o espaço mantém banheiras aquecidas ao ar livre, dois chuveiros, também ao ar livre, e bares e restaurantes abertos em tempo integral, com jantares à beira-mar.
Preço: A partir de 10.500 dólares por noite para até sete pessoas.
One&Only Palmilla

Localizado em Los Cabos, no México, o resort, ao longo do mar de Cortez, estende-se por 250 hectares à beira mar, com um pomposo estilo rústico. Há 172 quartos com belíssimas vistas e acesso a um grande campo de golfe, clube de tênis e spa.
resorts paradisiacos luxo ferias paraiso
Hospedando-se na Villa Cortez, o hóspede pode conferir o característico estilo mexicano. É uma fazenda de 8.500 metros quadrados com paredes cobertas de gesso, telhados vermelhos e grandes portões de ferro. As portas e janelas de madeira confirmam o tom campestre. A casa principal é liderada por um mordomo-chefe que coloca à disposição dos hóspedes uma equipe completa e exclusiva para serviços como jantares íntimos à lareira. Além disso, a vila possui locais para festas, piscinas e telescópios para o vislumbre dos céus de verão.
Preço: A partir de 9.000 dólares por noite para até 10 convidados.
Twin Farms
Localizado em Vermont, nos Estados Unidos, o resort parece ser interminável, tamanha é a sua extensão. Entre as atividades oferecidas estão esqui, patinagem no gelo, caminhadas na neve, natação, pesca, canoagem e trilhas. Além disso, possui uma adega com 26 mil garrafas, um spa íntimo, um bar 24 horas e banheiro em estilo japonês. As suites são distribuidas por três edifícios principais. A cozinha oferece a mais sofisticada culinária local, além de pratos com muito mariscos, vegetais e queijos do mais alto padrão.
O local exclusivo do resort é um reconfortante chalé que é acessível por uma entrada privada e fica em uma das extremidades da pista de esqui. Trata-se de uma cabana de 1960. Seus ambientes são uma sala de jantar, sala de estar, lareira, biblioteca, além de uma banheira de cerâmica quente. O chalé é todo feito de pedra, desde o chão até ao teto. Possui enormes janelas que dão vista para as colinas e florestas que rodeiam o resort.
Preço: A partir de 3.000 dólares por noite, com tudo incluído, para duas pessoas.
Bulgari Resort
Localizado em Bali, o resort detém um dos cenários mais extraordinários. Faz o azul do oceano índico parecer ainda mais brilhante contra os muros de pedra vulcânica do complexo que oferece spa, área de piscina e uma excêntrica gastronomia com pratos especiais preparados à moda local. O lugar é considerado um dos mais paradisíacos de todo o mundo. A vista é fantástica, atraindo muitos felizardos todos os anos.
A Bulgari Villa é um refúgio particular do resort, de 14 mil metros quadrados, com três quartos. Famoso pela segurança e eficiência de serviços, oferece também instrutores de ioga e massagistas a tempo integral. O local mantém uma sala com home theater, sala de estar ao ar livre e jardins privados.
Preço: A partir de 6.700 dólares por noite para até seis convidados.

Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Em acordo com Israel Google publicará Manuscritos do Mar Morto

Dificuldade de acesso aos documentos será resolvida
Retalho de uma página do Manuscrito. Crédito: Wikimedia Commons


Por Carlos Dusse/O Debate 
 
O governo de Israel e o Google fizeram um acordo para publicar online os Manuscritos do Mar Morto, um dos mais importantes e protegidos tesouros arqueológicos do mundo. Os documentos estarão na Internet em poucos meses, com fotos e uma tradução dos textos para o inglês.

As imagens foram feitas com câmeras infravermelhas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que deixam as deixam mais claras que os textos originais e recupera trechos que desbotaram com o passar dos anos. “Estamos unindo o passado e o futuro para que todos possamos compartilhá-los”, disse Pnina Shor, funcionária da Agência de Antiguidades de Israel... 
 
Leia matéria completa Aqui
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

Sonda espacial da NASA foi atingida por objeto em órbita da Terra

Por Inovação Tecnológica 

A missão Themis original ajudou a descobrir origem das auroras boreal e austral

Dados transmitidos pela Themis-B, uma das duas espaçonaves da missão Artemis, indicam que a sonda espacial pode ter sido atingida por um objeto, provavelmente um pequeno meteoro. O choque, que aconteceu no último dia 14 de outubro - mas só agora revelado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) -, parece ter atingido a ponta esférica na extremidade de um dos aparelhos Electric Field Instrument [Instrumento de Campo Elétrico, EFI].

Apesar do impacto, todos os demais instrumentos científicos continuam a recolher dados e transmiti-los de volta à Terra: "A sonda e os instrumentos científicos a bordo da nave continuam a operar nominalmente", afirmou a NASA em comunicado. Com isto, a inserção da sonda na órbita de Lissajous não será interrompida, devendo ocorrer conforme previsto. Além dos controladores de vôo, os cientistas da missão continuam analisando os dados para verificar algum dano eventual ainda não detectado.

Artemis é um acrônimo para Acceleration, Reconnection, Turbulence and Electrodynamics of the Moon's Interaction with the Sun [Aceleração, Reconexão, Turbulência e Eletrodinâmica da Interação da Lua com o Sol]. A missão Artemis usa duas das 05 sondas espaciais da missão Themis, que foram lançadas em 2007 e concluíram com êxito os objetivos iniciais no início de 2010...
 
Leia a matéria completa aqui 
imagem arquivo/google
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

Ufólogos estão a caminho das comunidades que avistaram UFOs no Pará

A equipe é composta por dois militares e quatro pesquisadores
Arquivo UFO
Por Diário do Pará

Passados cinco dias das aparições de objetos voadores não identificados em três localidades do município de Santo Antonio do Tauá, um grupo de ufólogos paraenses segue hoje para os locais de avistamento das aeronaves.

Entre a noite de segunda-feira (25) e a madrugada de terça, moradores das comunidades locais foram surpreendidos pela presença de dois supostos UFOs durante quase quatro horas. O objetivo do grupo é coletar informações a respeito do fenômeno e realizar uma vigília ufológica nas localidades.

O biomédico e escritor boliviano Daniel Rebisso Giese, um dos mais renomados ufólogos do país e autor do livro Vampiros Extraterrestres na Amazônia [Edição particular, 1991], obra que aborda fenômeno ufológico que ficou conhecido como Chupa-Chupa, lidera o grupo de pesquisadores...

Leia matéria completa no Portal das Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/ufologos-estao-a-caminho-das-comunidades-que-avistaram-ufos-no-para
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reuniões militares relevantes em andamento: o que se passa?

Movimentações ocorrendo sob pouca divulgação, que merecem ser conhecidas e analisadas pelos leitores
Arquivo UFO. Ilustração
Por Paulo R. Poian

Com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria 551/GC3, de 09 de agosto de 2010, regulamentando os procedimentos da Aeronáutica em notificações de objetos voadores não identificados no espaço aéreo brasileiro, reconhecendo inquestionavelmente a existência e registros de UFOs em território nacional e determinando que fossem abertos à sociedade através do Arquivo Nacional (AN) [Veja edição UFO 170], a Força Aérea Brasileira (FAB) tem se confirmado na vanguarda - desde 2005, após recepção à Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) em Brasília, na sede do Cindacta e do Comdabra - no que se refere a liberações públicas de arquivos ufológicos.

Foram diversos lotes, calhamaços somando milhares de páginas de documentos anteriormente sigilosos e que acabaram sendo enviados ao AN, em cinco grandes encaminhamentos de papéis oficiais, sob a Lei 11.111/05, que foi a base para o Dossiê UFO Brasil, encabeçada pela campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, CBU e apoiada incondicionalmente pela Equipe e Revista UFO, além de toda Comunidade Ufológica Nacional.

Para se compreender melhor o significado sobre as determinações da portaria que regulamentou a atuação da Aeronáutica em relação a notificações de UFOs no espaço aéreo brasileiro, o advogado especialista em Direito Aeronáutico Ricardo Alvarenga falou um pouco sobre informações ufológicas governamentais. Preste muita atenção nas palavras do especialista, são valiosíssimas: http://www.ufo.com.br/noticias/reunioes-militares-relevantes-em-andamento-o-que-se-passa

Foram atitudes inéditas e louváveis por parte de nossa FAB, sem dúvida. Infelizmente, modelo e exemplos não seguidos pelas Forças irmãs, Exército e Marinha, que até agora não cumpriram com a Lei 11.111/05, muito menos sairam-se bem em resposta ao Requerimento de Informações da Câmara dos Deputados - RIC 4470/2009 -, deixando transparecer inconsistências, detectadas pelos ufólogos da CBU. As duas Forçar Armadas permanecem afirmando que nada possuem sobre UFOs, embora todo cidadão, mesmo civil, porém minimamente informado sobre Ufologia, saiba que isto não procede.

Além disso, aos mais leigos, basta saber que mais de 4.000 páginas saíram dos "cofres" da Aeronáutica. Podem ser baixados, aqui mesmo, no Portal da Ufologia Brasileira, em http://www.ufo.com.br/documentos/ . No mínimo - óbvia e logicamente - [Sendo ainda pessimista, já que é somente a ponta do iceberg], é esperado que Exército e Marinha tenham a mesma quantidade de arquivos.

Reuniões, decisões e operações pelo país

Este autor achou por bem divulgar alguns acontecimentos e eventos que estão ocorrendo dentro do âmbito das Forças Armadas e Ministério da Defesa. Clique nos títulos e acesse os conteúdos:

Chefes militares se reunem com Jobim para tratar da nova estratégia nacional de defesa

Como pudemos apreciar, uma reunião de grande relevância, em que a segurança nacional foi prioridade, inclusive com nomeação de cargo-chave e destacando "a importância da união e do alinhamento dessas unidades, em função da nova estratégia nacional de defesa". UFOs são pauta da segurança nacional de qualquer país [Veja alguns exemplos nas edições UFO 141, 142, 155, 156, 158, 160, 164, 168 e 170].

CRUZEX V - Guerra Aérea começou dia 28 no Nordeste do Brasil

Cessarão os avistamentos neste período? Como temos acompanhado, principalmente nos últimos meses, o Nordeste brasileiro está passando por uma das maiores ondas ufológicas dos últimos tempos, principalmente no Estado do Ceará, passando inclusive por casos ainda inexplicados de mutilações de animais nos últimos 15 dias. Agora teremos, conforme a matéria acima, mais de 90 aeronaves militares sobrevoando a região durante vários dias.

Os países envolvidos neste exercício aéreo multinacional de operações combinadas (Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai) possuem ricas casuísticas ufológicas e vasto currículo de incidentes envolvendo perseguição à UFOs por parte de suas Forças Aéreas.

Norte-americanos estão no Brasil para fazer manutenção no jato Legacy

A equipe citada na nota está no Estado do Pará, coincidentemente na semana em que quatro comunidades às margens da estrada PA-140, que vai para Colares, quase entraram em pânico após serem sobrevoadas por UFOs na noite do dia 25 e madrugada do dia 26.

Curiosamente, em ocasiões anteriores e conhecidas, também tivemos a "coincidente" presença e participação ativa de estrategistas norte-americanos entre fatos ufológicos de "extrema urgência", como antes, durante e depois da Operação Prato e, igualmente, antes, durante e depois o Caso Varginha, citando somente dois clássicos da Ufologia Nacional.

A intenção na apresentação destas informações aos leitores não é apontar mais teorias conspiratórias [Basta as que já circulam por toda parte] ou simplesmente insinuá-las, nem mesmo direcionar ninguém a qualquer conclusão. Somente apresentamos alguns eventos relevantes, em pleno andamento, que este autor observou permanecerem sob mínima atenção e divulgação na grande mídia. Pois aí estão.
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil
 

Continue lendo >>

Proteção contra asteróides necessita de união entre países, sugere ex-astronauta

NASA rastreia cerca de 7.000 objetos próximo da Terra, com alguns metros de diâmetro
Corpos celestes são monitorados e não existe nenhum que demonstre perigo real. Ilustração. Crédito: Visualparadox
Por Carlos Orsi/Estadão

Cientistas espaciais e astronautas de diversos países estão pedindo um aumento na cooperação internacional para ajudar a evitar uma suposta ameaça de um asteróide chocando-se com a Terra. Thomas D. Jones, ex-astronauta da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) disse que já existe tecnologia para evitar que uma rocha gigante atinja a Terra, mas que implementar um plano de defesa requer que os países trabalhem juntos.

Jones faz parte de um grupo que se reuniu no centro de operações da Agência Espacial Européia (ESA), na Alemanha, para pressionar agências espaciais de todo mundo a formar um grupo para tratar do problema, dentro das Nações Unidas. A NASA rastreia permanentemente cerca de 7.000 objetos próximos da Terra que têm alguns metros de diâmetro. Desses, 1.111 são "potencialmente perigosos"...

Leia matéria completa no Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/protecao-contra-asteroides-necessita-de-uniao-entre-paises-sugere-ex-astronauta/
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

Evidência de água subterrânea em Marte

Indícios foram encontrados em local que veículo Spirit ficou atolado em março deste ano
Montagem de imagem da NASA mostra local em que Spirit ficou atolado e destaca regiões em que indícios de água subterrânea foram encontrados. Crédito: Editora Globo 
Por Revista Galileu

A região de Marte em que o veículo de exploração da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Spirit, ficou atolado no último ano tem evidências de água, segundo a agência. De acordo com anúncio feito pela mesma, nesta semana, informações coletadas pelo Spirit sugerem a existência de neve derretida no planeta, que escorreu para o interior rochoso do solo recentemente.

As diferentes composições da camada de solo em que o veículo permaneceu levaram a equipe de engenheiros da NASA a afirmar que ali houve uma geada ou derretimento de neve recente. Eles perceberam que os sulfatos de ferro encontrados em camadas inferiores não estavam presentes na superfície. Também constataram que substâncias como a hematita e a sílica estavam presentes em camadas superiores, mas não apareciam em inferiores.

Com essas informações, os cientistas acreditam que a água se infiltrou no solo, levando os minerais mais solúveis com ela e deixando os menos solúveis perto da superfície. Esse degelo pode ser resultado das mudanças climáticas cíclicas que ocorrem com a inclinação de Marte no seu eixo de mudanças e esse processo poderia ser contínuo, de acordo a NASA.

Os resultados divulgados nesta quinta-feira são baseados em dados coletados a partir do final de 2007 até o momento em que o veículo perdeu o contato com a Terra, em março deste ano. Em abril de 2009, a roda esquerda do Spirit parou de funcionar em um local chamado Troia. A segunda roda parou de funcionar sete meses depois e o veículo ficou atolado no local.

Durante o inverno, os seus painéis solares não conseguiram captar luminosidade e o Spirit ficou sem energia para funcionar. Ele interrompeu a comunicação com a Terra em 22 de março deste ano. Agora, engenheiros da agência espacial esperam que a chegada da primavera e do verão energizem-no novamente para que ele volte a funcionar.
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos

Para astrônomos, é esta a conclusão até o momento
Pode estar sendo iniciada uma nova era na astronomia mundial. Ilustração. Crédito: Photography Match
Por AFP 

Pelo menos uma em cada quatro estrelas similares ao Sol na Via Láctea pode ter planetas do mesmo tamanho do que a Terra, o que indica que podem existir milhões desse tipo, alguns deles potencialmente habitáveis, segundo revela um estudo encomendado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Trata-se do censo planetário mais amplo jamais realizado, explicou a agência, que encomendou à Universidade da Califórnia esta pesquisa publicada pela revista Science em sua edição de 29 de outubro.

"Este é o resultado de anos de acompanhamento estatístico dos planetas", indicou o astrônomo Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, um dos principais co-autores da pesquisa. "Os dados recolhidos indicam que nossa galáxia contém cerca de 200 bilhões de estrelas, tem pelo menos 46 bilhões de planetas do mesmo tamanho que a Terra, sem contar aqueles cujas órbitas estão mais longe da zona habitável", indicou, explicando que essa zona não é muito quente nem muito fria e onde a água pode existir em seu estado líquido.

Os astrônomos autores deste trabalho utilizaram dois potentes telescópios óticos e próximos do infravermelho, WMKeck em Mauna Kea, no Havaí, durante cinco anos para rastrear 166 estrelas em um espectro de 80 anos-luz da Terra. Foram procurados orbes de tamanhos diferentes, que vão de três a 1.000 vezes o tamanho do nosso.

Todos os que formam parte desta pesquisa têm uma órbita próxima de sua estrela e os resultados do censo mostram as vantagens dos pequenos planetas sobre os grandes, o que indica que os pequenos são mais freqüentes na Via Láctea.

"Estudamos os planetas com uma grande variedade de massas, como se catalogássemos num cânion os penhascos, as rochas e as pedras e encontrássemos mais rochas que penhascos e mais pedras do que rochas", afirmou Andrew Howard, outro autor da pesquisa. "Nossa tecnologia terrestre não pode ver os grãos de areia, ou seja, planetas do tamanho da Terra, mas se pode estimar o número", explicou. "Estes planetas em nossa galáxia são como grãos de areia espalhados pela praia, estão em todas as partes", afirmou ainda.

Esta pesquisa também proporciona inúmeras indicações de que os potencialmente habitáveis poderiam ser uma legião. Muitos desses orbitam em torno de suas estrelas a uma distância onde as temperaturas são propícias para a vida.

O telescópio espacial Kepler da NASA explora os sistemas de astros similares ao nosso Sol em busca de orbes do tamanho da Terra e os astrônomos esperam que os encontrem nos próximos anos. Este mais recente censo planetário indica que cerca de 6,5% das estrelas têm planetas de massa intermediária, ou seja, de 10 a 30 vezes o tamanho da Terra, como Netuno e Urano.

Além disso, 11,8% dessas estrelas têm planetas chamados "super-Terras", com uma massa de três a dez vezes o tamanho da Terra.

[Nota da Redação UFO: Coincidentemente ou não, no início da semana presenciamos uma disputa entre dois grupos de astrônomos, um da NASA e outro do observatório de Genebra, defendendo e refutando a existência de Gliese 581g. Agora, os negacionistas podem estar em maus lençóis, repentina e literalmente cercados por "Glieses"].
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Continue lendo >>

Milão é a metrópole mais cara do mundo

Roma - Milão detém o recorde mundial no ranking das metrópoles turísticas mais caras, superando de longe até a capital italiana. É o que destaca a edição 2010 de um estudo da Mercer Human Resource Consulting, que afirma que "os preços mais acessíveis se registram, por ordem, em Londres e Paris, atrás da capital da Lombardia. Seguem-se São Paulo, Nova York, Vienna, Rio de Janeiro, São Petersburgo, Atenas e Havana".

De acordo com o levantamento dos analistas (que avaliaram cerca de 200 parâmetros, entre os quais o impacto dos alugueis, as tarifas de transporte, os custos de bens de consumo, de restaurantes e entretenimentos), a capital lombarda ocupa o primeiro lugar no ranking das 10 cidades turísticas mais caras do mundo, enquanto na classificação geral - que inclui 214 cidades mais econômicas do que Milão, que fica com a 15ª posição, situam-se em ordem crescente, entre outras, Pequim, Londres, Paris, Tel Aviv, São Paulo, Berna, Sidney; a própria Roma, que ficou em 26º lugar, e até mesmo Nova York (padrão de comparação para a realização da pesquisa), que ocupa a 27ª posição.

Não é a primeira vez, informam os autores do estudo, "que Milão é criticada internacionalmente por ser tão cara, especialmente para os turistas.

Em fevereiro passado o jornal inglês Daily Telegraph, divulgando os resultados de uma pesquisa de Trivago, condenava o aumento das tarifas médias dos hoteis. Sem mencionar os preços proibitivos das lojas de alta costura.

A réplica do Assessor das Atividades Produtivas de Milão, Giovanni Terzi, foi quase imediata: "Graças também à Expo 2015, poderemos finalmente atuar de forma significativa na receptividade de Milão, especialmente para os jovens, aumentando de um lado os albergues e de outro as pousadas, onde é possível pernoitar gastando menos que € 50. Sob este ponto de vista, Milão pode fazer muito mais".

"Quanto às queixas sobre os altos preços cobrados pelos comerciantes, não devemos subestimar o péssimo hábito difuso que, por exemplo por um cafezinho (que em geral custa € 1), é cobrado quatro vezes mais dos estrangeiros. Infelizmente, estes truques, praticados por poucos, arruínam o trabalho de muitos. Portanto, estamos trabalhando duro para combater este hábito desonesto", acrescentou Terzi.
 

Continue lendo >>

Inauguração do parque temático da Ferrari é adiada por morte de xeque

Por Globoesporte.com,Abu Dhabi, Emirados Árabes


Entrada do parque em Abu Dhabi (Foto: EFE)

A abertura do Ferrari World, parque temático da equipe italiana em Abu Dhabi nos Emirados Árabes, teve sua inauguração adiada nesta quinta por causa da morte do xeque Saqr bin Mohammed al-Qassimi, comandante do emirado de Ras, aos 92 anos. A nova data é o dia 4 de novembro, já na próxima semana.

Os organizadores, no entanto, ainda conseguirão abrir o parque mais de uma semana antes do GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, que deverá decidir o equilibrado campeonato da Fórmula 1 deste ano. Apesar do adiamento, os jornalistas presentes para a inauguração puderam entrar no Ferrari World para conhecer os brinquedos e os simuladores.

O custo do parque temático é estimado em R$ 69 bilhões (US$ 40 bilhões), financiado pelo fundo de investimentos Mubadala, patrocinador da Ferrari. O local tem 86 mil m² e 20 atrações. A montanha-russa Formula Rossa, a mais rápida do mundo - 250 km/h, é o grande destaque do local.


Parque da Ferrari em Abu Dhabi abriria nesta quinta, mas evento é adiado para 4 de novembro (Foto: EFE)

Continue lendo >>

Oposição italiana quer explicações de Berlusconi sobre escândalo sexual

Da France Presse -  A esquerda italiana pediu nesta quinta-feira (28) ao chefe do governo Silvio Berlusconi uma explicação ante o Parlamento sobre um novo caso sexual envolvendo uma menor, durante o qual seu nome foi citado.
"Queremos saber o que realmente aconteceu em Milão. Ele deve vir ao Parlamento e explicar se, como descreve a imprensa, houve pressão sobre a polícia para que ela liberasse Ruby, uma jovem estrangeira e menor presa por roubo, que teria participado de festas em Villa Arcore", a residência privada de Silvio Berlusconi perto de Milão (norte), declarou Michele Ventura, vice-presidente do Partido Democrata (PD), principal da oposição.

Primeiro-ministro italiano chega para encontro da União Europeia em Bruxelas, nesta quinta (28) (Foto: Georges Gobet / AFP)

A imprensa italiana mencionou como hipótese e com muito cuidado o caso da jovem marroquina, Ruby, que teria participado de festas ousadas. Presa pela polícia após uma acusação de roubo, ela teria contado aos policiais detalhes sobre sua participação nas festas em Arcore.

A imprensa italiana parece não cogitar que a moça tenha tido relações sexuais com Silvio Berlusconi e os advogados dele formalmente desmentiram essa possibilidade.

Mas a oposição de esquerda se aproveita do caso, já que o premiê italiano está tendo dificuldades com a crise econômica e a crise do lixo em Nápoles.

"Temos o direito de exigir que o chefe do governo possa garantir sobriedade e dignidade", declarou o líder do PD, Pier Luigi Bersani.

Silvio Berlusconi já se envolveu no passado em inúmeros escândalos sexuais que incentivaram sua esposa Veronica Lario a pedir o divórcio.

"Sinto muito por tudo o que aconteceu. Sinto muito, sobretudo porque eu envolvi pessoas que me ajudaram sem pedir nada em retorno", declarou nesta quinta-feira Ruby à agência Ansa.

Continue lendo >>

Anita


Anita

Peça Gratuita
Data: 29/11/2010
Hora: 19h15min.

Após jantar
cardápio: Nhoque com carne e saladas
Valor: R$ 10,00 + R$ 2,00 vinho (livre)

http://www.massolindefiori.com.br/
colaboração Mirna lanius Borella Bravo, RS

Continue lendo >>

Natale Insieme


O Comitê da Etnia Italiana instituiu,no ano 2000, o Natale Insieme,uma festa para o fechamento solene do ano de aniversario da primeira Imigração italiana no Rio Grande do Sul, que aconteceu em 1875. Neste ano festejaremos ,juntos, o seu 135º aniversario.

Neste tradicional e feliz encontro,entre amigos de varias etnias, a sua participação é muito importante ..Com mesa farta, não somente de boa comida, mas sobretudo de amizade , carinho.e lembranças, passaremos um Natal juntos.

Teremos corais e musica italiana e o evento será transmitido pela radio Odisséia de Serafina Correia. Também haverá varios sorteios, entre os quais produtos da Oderich e uma passagem ida e volta para Itália, gentilmente cedida pela Alitalia, através da Agencia de Turismo , UNITUR.

Data: 12 Dezembro 2010 - às 12h30min.
Local: Panorama restaurante executivo PUC - Av. Ipiranga 6681 -Prédio 40
Adesão : R$ 45,00 - bebidas incluídas

Venha na Massolin e adquira antecipadamente seu convite na secretaria!

Apoio:
Conservas Oderich - I.A.S.I. - UNITUR/Alitalia
Massolin di Fiori tel. 51 32172356 -Sociedade Italiana do RS. 51 30235355 - Sobracex Alberti 51 33301122 - Edições Est 51 33361166 - ITAL UIL 51 30222414 -
Sulpa- Carlo Bicchieri 51 30135462 - Fibra 54 34441143 - Patronato INCA CGIL/ Ass. Pensionati Italiani 51 32280394 - Cidadania Italiana Org. - Claudia Antonini& Daniela Falavigna 51 32321149 -Rosalina Zorzi - Cidadania 51 33813744
ORIUNDI - Claudia 51 34842696 -Associação Italiana de Santa Maria 55 32233100

http://www.massolindefiori.com.br/

Continue lendo >>

Cemitério Israelita de Inhaúma vira patrimônio cultural do Rio de Janeiro


Cemitério Israelita de Inhaúma , foto arquivo Google


Decreto do prefeito foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (28).  Criado em 1916, local é considerado 'marco entre campos santos' do Rio.

Do G1 RJ  - O Cemitério Israelita de Inhaúma foi tombado definitivamente nesta quinta-feira (28) pela Prefeitura como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. O decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado no Diário Oficial do município desta quinta, baseado em pronunciamento do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da cidade.

Criado em 1916 pela Associação beneficente Funerária e Religiosa Israelita, o cemitério – que fica na Rua Piragibe, 99, em Inhaúma, no subúrbio do Rio – é marco particular entre os campos santos do município do Rio por ter sido idealizado “por mulheres que em ambiente hostil se uniram para assegurar sua sobrevivência”, informa a Prefeitura.
Com o tombamento definitivo, quaisquer intervenções físicas deverão ter autorização prévia do Conselho.

Continue lendo >>

Battisti: asilo ou extradição?

Brasília - O jornal Estado de São Paulo publicou que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, poderá dar asilo ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti, preso em Brasília, e cujo caso gerou uma crise diplomática com o governo de Roma.

Battisti pertencia à organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) e foi condenado em seu país por quatro assassinatos.

Segundo o Estadão, Lula, cujo mandato termina em 31 de dezembro, provavelmente concederá asilo a Battisti para evitar que a questão seja herdada pelo seu sucessor.

De acordo com as fontes consultadas por este jornal, Lula pode alegar que o Brasil defende uma tradição de asilo a perseguidos políticos de várias ideologias.

Battisti foi detido no Rio de Janeiro em 2007 e no início de 2009 obteve o status de refugiado político pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro. Em novembro deste mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da extradição do ex-militante - considerado um terrorista na Itália, mas deixou o parecer final nas mãos do presidente.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Continue lendo >>

Sicília analisa DNA de cadáver para esclarecer se é de bandido lendário

Do G1, com informações da AP - Salvatore Giuliano aterrorizou ilha italiana nos anos 40.   Mas dúvida sobre se corpo era mesmo o do criminoso persiste há décadas.
Foto de 1948 mostra Salvatore Giuliano, líder de quadrilha siciliano famoso por seus feitos criminosos na década de 1940. Autoridades da Sicília ordenaram exumação e análise do DNA dos restos mortais de Giuliano. O objetivo é tentar eliminar dúvidas sobre se o corpo crivado de balas enterrado há cerca de 60 anos era mesmo do criminoso. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (28). Persiste uma lenda pela qual Giuliano escapou vivo do cerco policial. Segundo o historiador Giuseppe Casarubbea, a análise de DNA vai ajudar a “preencher uma enorme lacuna” da história italiana. (Foto: Michael Stern-arquivo / AP)

Continue lendo >>

Pais reclamam que professora é 'muito sexy' para dar aula na Itália

Pais reclamam que professora é 'muito sexy' para dar aula na Itália.   Ileana Tacconelli leciona em uma escola católica de Milão.Revolta ocorreu depois que vídeos picantes dela foram parar na web.

Do G1, em São Paulo -  A italiana Ileana Tacconelli, de 28 anos, que leciona em uma escola católica de Milão (Itália), foi considerada "muito sexy" por um grupo de pais para ser professora. A revolta ocorreu depois que fotos e vídeos picantes dela foram publicados na internet, segundo a imprensa italiana.


Vídeo da professora Ileana Tacconelli gerou polêmica na Itália. (Foto: Reprodução)

A polêmica começou depois que uma mãe reclamou com o diretor da escola, Aldo Geranzani, que ela era "muito atraente", sendo uma distração para os estudantes.

Outros pais também se queixaram depois que um vídeo da ex-Miss Abruzzo, um concurso de beleza na região central da Itália, apareceu na web. Nele, Ileana aparece em trajes sexy. Em uma das imagens, ela aparece com o uniforme da polícia americana.

Em uma das imagens, ela aparece com o uniforme da polícia americana. (Foto: Reprodução)

Continue lendo >>

Biblioteca Nacional do Brasil - 200 anos


A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.

O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

O início do itinerário da Real Biblioteca no Brasil está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência da rainha D. Maria I, de D. João, Príncipe Regente, de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.

O acervo trazido para o Brasil, de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. A 29 de outubro de 1810, decreto do Príncipe Regente determina que no lugar que serviu de catacumba aos religiosos do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Fazenda Real toda a despesa conducente ao arranjo e manutenção do referido estabelecimento. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.

O prédio atual da Fundação Biblioteca Nacional teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905 e foi inaugurado cinco anos depois, em 29 de outubro de 1910. O prédio foi projetado pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, e a construção foi dirigida pelos engenheiros Napoleão Muniz Freire e Alberto de Faria. Integrado à arquitetura da recém-aberta Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, o prédio é de estilo eclético, em que se misturam elementos neoclássicos. As instalações do novo edifício correspondiam na época de sua inauguração a todas as exigências técnicas: pisos de vidro nos armazéns, armações e estantes de aço com capacidade para 400.000 volumes, amplos salões e tubos pneumáticos para transporte de livros dos armazéns para os salões de leitura.

http://www.bn.br/
colaboração Regina Cascão, RJ, http://www.cbg.org.br/

Continue lendo >>

Informe técnico aos manipuladores de alimentos que trabalham com amendoim

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária (VISA), alerta que o amendoim mal conservado representa perigo à saúde pública, pois pode ocorrer o desenvolvimento de fungo que produz substância tóxica aflatoxina, quando o produto não foi bem seco e escolhido ou armazenado em lugar úmido.

A VISA informa que estabelecimentos industrializadores de todo alimento que contenha amendoim deverá avaliar o produto ao recebê-lo. Alguns procedimentos são: verificar nota fiscal dos fornecedores, se é autorizado por órgão competente, avaliar as condições sanitárias dos veículos de transporte e se o produto está bem acondicionado e protegido contra umidade e contaminação;avaliar e descartar os grãos se estiverem danificados, ardidos, mofados, se tiver presença de insetos, larvas e o produto ao ser recebido deve ser acondicionado em local limpo, seco, arejado e protegido contra contaminação.

Afloxinas: Amendoins que apresentam teor de umidade acima do limite estabelecido na legislação sanitária (descascado menor ou igual a 8%, com casca menor ou igual a 11%), podem proporcionar o crescimento de fungos da espécie Aspergillus flavus, produtores de micotoxinas conhecidas por afloxinas. As afloxinas são um grupo de micotoxinas que podem causar graves problemas à saúde, comprometendo principalmente o fígado, com manifestações de cirrose hepática, necrose aguda, câncer hepático.

Os proprietários de estabelecimentos que trabalhem com amendoim, que tiverem dúvidas e que necessitem de esclarecimentos, podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3690-2208.
jornalvarginhahoje

Continue lendo >>

A borboleta Azul

Havia um viúvo que morava com suas filhas, curiosas e inteligentes.

As meninas sempre faziam muitas perguntas.

Algumas ele sabia responder, outras não.

Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio.

As meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder.

Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.

O que você vai fazer? Perguntou a irmã.

Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se está viva ou morta.

Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar.

Se ele disser que está viva, vou apertá-la e esmagá-la.
E assim, qualquer resposta que o sábio nos der, estará errada!

As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.

Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?

Calmamente o sábio sorriu e respondeu:

Depende de você. Ela está em suas mãos.

Assim é a nossa vida, o nosso presente e nosso futuro.

Para a Nossa Meditação:

"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas." (Salmo 23:2)
"Deitar-me faz em verdes pastos"; este trecho tem dois significados:

1) Descanso. Deus nos dá descanso.
2) Verdes pastos significa fartura. O pastor conduz as ovelhas para um lugar de fartura. 
jornalvarginhahoje

Continue lendo >>

Hemominas caminha na firmação de propriedade intelectual

A Fundação Hemominas teve seu primeiro pedido de depósito de patente publicado na Revista de Propriedade Intelectual (RPI) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na 4ª edição de setembro. O autor da invenção que originou o depósito de patente é Leonel Fernandes Ziviani, técnico de patologia clínica da unidade da Fundação Hemominas do Hospital João XIII, em Belo Horizonte, que desenvolveu um aparelho denominado Padronizador de Plaquetas.

“O Padronizador de Plaquetas realiza o preparo de hemocomponentes e permite a padronização do volume residual da bolsa de sangue na etapa de extração do plasma”, explica Ziviani. O equipamento separa as plaquetas do plasma, que por sua vez é separado do crioprecipitado - todos hemocomponentes do sangue. As plaquetas são utilizadas para fins terapêuticos, enquanto o plasma e o crioprecipitado são destinados principalmente à fabricação de remédios.

O processo de extração de plasma com a utilização do Padronizador de Plaquetas conseguiu o aproveitamento de 99% deste hemocomponente do sangue. “Foram pequenas mudanças, usando basicamente a Lei da Gravidade, para melhorar o aparelho já existente. As melhorias consistem em padronizar o volume de hemocomponentes, economizar energia, além do fato de o técnico não precisar ficar monitorando o tempo todo o aparelho em funcionamento”, explica.

“Sou da época em que ainda se colhia o sangue no vidro, sem a bolsa de sangue”, afirma, com toda a sua experiência de 26 anos de trabalho na Hemominas. Acompanhando a evolução da hemoterapia, ele observou possibilidades de desenvolvimento, principalmente na melhoria de equipamentos. “Houve um avanço muito grande na área das doenças relativas ao sangue, mas na questão da produção, transporte e armazenamento, ainda podemos fazer muito”, afirma entusiasmado o inventor que possui mais quatro melhorias de aparelhos em andamento.

Patentes

“O depósito desta patente representa um marco para a Fundação Hemominas e a consolidação do Inovhemos - Núcleo de Inovações Tecnológicas - como peça fundamental no desenvolvimento da inovação tecnológica no âmbito da Fundação”, comemora Cláudio Botelho, coordenador do Inovhemos, acrescentando que a publicação na RPI é o primeiro passo para que qualquer invenção nacional obtenha o seu registro definitivo de patente.

O Inovhemos foi criado, por portaria da presidência da Fundação Hemominas, em novembro. Como antes dessa data a Fundação Hemominas não dispunha de um departamento especializado em registro de patentes, a redação do pedido de patente do Padronizador de Plaquetas foi orientada pelo departamento de propriedade intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que apoia inventores independentes para o reconhecimento da Propriedade Intelectual.

Outro avanço para garantir a Fundação Hemominas em suas criações e invenções foi o pedido de registro de duas de suas marcas - Hemominas e Inovhemos. O pedido foi enviado em maio e publicado em outubro na RPI. A marca do Cetebio - Centro de Tecidos Biológicos - teve seu registro solicitado em 2006 e concedido em 2009.

Para Cláudio Botelho, o registro de marcas tem objetivo similar ao das patentes. “Estes mecanismos permitem ao seu titular a exclusão de terceiros do uso ou comercialização de suas marcas e conhecimentos, o que protege o patrimônio intelectual da instituição”, conclui.
jornalvarginhahoje

Continue lendo >>

Cuidado contínuo garante o controle da Psoríase

Nesta sexta-feira (29), será celebrado o dia nacional de combate à Psoríase, doença dermatológica, não contagiosa, que atinge cerca de 3% da população brasileira. De origem genética e imunológica, o diagnóstico da doença é feito por meio de exame clínico, podendo ser confirmado pela realização de biópsia.
 
É muito importante lembrar que apesar da psoríase não ter cura, ela pode ser controlada. “A psoríase afeta o processo de queratinização da pele. Observa-se uma melhora nítida no quadro apenas com a hidratação da pele e exposição ao sol”, explica a coordenadora de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Regina de Andrade.
 
Com esses cuidados e com o acompanhamento médico, o paciente pode passar longos períodos sem desenvolver lesões no corpo. De acordo com informações do especialista em dermatologia e chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, a doença pode atingir tanto homens quanto mulheres e apresenta dois picos de incidência no que se refere à faixa etária. “Em 75% dos casos, a psoríase apresenta seu início antes dos 40 anos. Nos demais, a incidência é maior entre os 55 e 60 anos de idade”, afirma.
 
Embora o estresse e ansiedade sejam considerados agravantes no aparecimento do problema, Jackson Machado faz questão de frisar que a doença não é provocada por fatores emocionais. Mas reconhece que pacientes com psoríase são mais propensos a desenvolver comportamentos que resultam em risco à própria saúde, como consumo elevado de álcool e tabagismo. “A incidência de depressão também é aumentada em pessoas com psoríase. E esses fatores podem fazer com que a doença se perpetue”, completa.
 
O dermatologista, que atende, por mês, cerca de 80 pacientes na Clínica Dermatológica da Santa Casa, recomenda a consulta para todos os portadores da enfermidade. “Existem tratamentos eficazes e seguros que podem determinar melhora importante no quadro clínico e na qualidade de vida. Não desanimem nunca, pois diuturnamente surgem novas opções de tratamento”, aconselha o especialista.
 
Sintomas
 
Os sintomas característicos da doença, considerada uma inflamação crônica da pele, são manchas avermelhadas e escamas esbranquiçadas na pele, sendo mais comum aparecerem nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e unhas. Nos casos mais graves, as lesões podem envolver toda a superfície da pele, ocasionando o que se chama de eritrodermia.
 
Embora menos frequente, também existem casos em que as articulações das mãos, pés, tornozelos e joelhos são afetadas, causando a artrite psoriática, também conhecida como psoríase artropática.

Continue lendo >>

Último debate dos presidenciáveis será hoje na TV Globo

O encontro entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) é decisivo para esclarecer os dúbios e convencer os indecisos. A emissora mudou as regras tradicionais completamente e não haverá perguntas entre os candidatos, tampouco participação de jornalistas. A pedido da Globo, o Ibope selecionou cerca de 80 eleitores que ainda não sabem em quem votar. Ontem, cada um deles enviou aos organizadores cinco perguntas sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, entre outros. A direção do programa vai escolher os 12 questionamentos mais relevantes sobre cada assunto. Para o momento do encontro, os eleitores, que estarão em uma arquibancada no estúdio, serão sorteados pelos candidatos. A petista e o tucano vão responder ao mesmo número de questões ao longo de três blocos. As perguntas serão lidas em 30 segundos e os presidenciáveis terão dois minutos para respondê-las, mesmo tempo destinado a réplicas e tréplicas. No último bloco, ambos terão mais dois minutos para as considerações finais. Outro detalhe é que os dois ficarão livres para caminhar pela arena montada para o debate, o que presume-se dará mais dinamismo ao evento. Os petistas chegaram a resistir à ideia, alegando que a candidata ainda se recupera da torção sofrida no pé direito e poderia ter dificuldades para caminhar, mas acabaram cedendo. Ao que tudo indica, o novo estilo manterá a audiência inicial e não cansará o telespectador. Para os dois postulantes ao Planalto, é o tudo ou nada.

Considerações

Apesar de as pesquisas mostrarem uma vantagem expressiva de Dilma, a opinião pública generalizada é de que há um empate, pois os institutos fizeram a mesma apreciação no primeiro turno, de que a governista venceria a parada sem maiores contratempos. A Globo cobre o país inteiro, sua audiência é elevada, ainda mais porque o debate começa logo após a novela Passione. Qualquer derrapagem pode ser fatal. Os candidatos terão que caprichar, sob pena de perderem eleitores já conquistados.

Dia de treinamento

Esta sexta-feira será marcada por ensaios com os marqueteiros, simulando as possíveis perguntas que virão. Tudo será treinado, desde o conteúdo das respostas, passando pelo gestual, fisionomia, entonação da voz e tempo de exposição, até o vaivém permitido nas caminhadas pelo cenário.

Projeção

Serra e Dilma já são veteranos e não podem ser traídos pela emoção. Aquele que se irritar, perder a esportiva ou gaguejar muito e não conseguir completar raciocínios, tende ao fracasso.

Apoteose

As considerações finais, em dois minutos, têm que ser cuidadosamente esmerilhadas no treinamento. É aí que os pensamentos serão fechados. Um simples deslize pode comprometer toda a campanha. Trata-se de uma batalha onde o erro é fatal.
jornalvarginhahoje

Continue lendo >>

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A astrofotografia - O céu à distância de um "clic"

Planetas distantes que se conjugam ao longo do céu crepuscular de uma praia paradisíaca. A lua a brilhar assustadoramente, como nunca antes se viu. Estrelas a rodopiarem como bailarinas, deixando um rastro brilhante por onde passam. A astrofotografia tem tanto de ciência como de arte e há quem faça desta aliança a sua eterna paixão. Bem-vindos ao mundo secreto do astrofotógrafo Miguel Claro.
O quadro é montado pela natureza, com o dia a fugir para o outro canto do globo e a noite a intrometer-se sorrateiramente. Em baixo, o contributo humano para o cenário: é a ponte 25 de Abril, esticando os seus dois quilómetros de metal sobre as calmas águas do rio Tejo. Embora semelhante à lendária ponte Golden Gate de São Francisco, nos EUA, o retrato não deixa enganar... estamos mesmo em Lisboa. Para expulsar qualquer dúvida, o amarelo fluorescente das luzes eléctricas dá-nos os sinais de vida da sua zona ribeirinha.
Lá bem em cima, para relembrar que, apesar de tudo, todos nós partilhamos o mesmo céu, a Lua dá um ar da sua graça, fazendo-se convidar com o seu resplandecente quarto crescente. Talvez aborrecido por ficar de fora, o lado lunar decide entrar no jogo. Este, indo contra todas as regras, consegue ficar visível, uma efémera cortesia do forte brilho da Terra.
A dividir céu e terra, eis que temos a zona de ninguém: o crepúsculo, escoltado pelas suas nuvens fantasmagóricas. Em giza de ponto final (não negro, mas branco), já só faltava Vénus, a estrela da noite, espreitando do topo como se fosse a condescendente guardiã de toda esta trama.
Montado o cenário certo e perante o momento oportuno, chega a vez de Miguel Claro entrar em acção com a sua máquina fotográfica digital. “Clic”. Já está!
Mais uma fotografia que vai figurar no website da NASA como “fotografia astronómica do dia”, um feito de que poucos se podem gabar. Acontece que, para Miguel Claro, um astrofotógrafo amador que vive na margem sul da Grande Lisboa, este êxito já se repetiu por cinco vezes. Cinco momentos que vão ficar para a posteridade.
“Por volta dos 12 anos tive a oportunidade de observar Marte pela primeira vez, através de uma teleobjectiva adaptada e transformada num pequeno telescópio”, confessa Miguel Claro ao Obvious. “Talvez tenha sido esse o momento marcante que fez nascer uma grande paixão pela astronomia e, mais tarde, pela astrofotografia”.
Eis como o Universo, o “espaço” – essa palavra mágica que adoramos usar na infância –, começou a entrar no seu imaginário. Estava implantada a semente da curiosidade pela vastidão do Cosmos, de tal modo que, já com 33 anos, tornou-se no seu hobby por excelência.
Antes de mais, separemos as águas e expliquemos o que é a astrofotografia. Tal como refere o mais simples manual sobre o tema, é um ramo específico da fotografia que se dedica à captura de imagens relacionadas com os objectos astronómicos (planetas, estrelas, galáxias, etc.) e com as grandes porções do céu noturno que os englobam. Depois de ter surgido na primeira metade do século XIX (acompanhando o desenvolvimento dos primeiros aparelhos fotográficos), tornou-se nos dias de hoje uma paixão para muitos entusiastas, especialmente junto dos fotógrafos e astrónomos amadores. Miguel Claro é um deles.
Mas que “ingredientes” são necessários para forjar um bom astrofotógrafo? “Ser astrónomo e possuir alguns conhecimentos de astronomia é um requisito preferencial”, explica. Ou seja, se está a pensar em adoptar esta actividade, está na hora de se dirigir à livraria ou biblioteca mais próxima e obter alguns livros de iniciação à astronomia. Vai sempre a tempo.
Todavia, para além deste requisito é preciso ter também “uma noção de enquadramento e sentido de orientação, saber planear, ter imaginação e intuição, ser criativo e conseguir tirar partido da técnica fotográfica”. Misture tudo isto, insira-o no forno da paciência e voilà: um astrofotógrafo pronto a retratar as maravilhas que os astros nos proporcionam.
E que equipamento fotográfico é necessário? Isso já depende do objecto que se quer fotografar, podendo ser necessário um telescópio (se quiser fotografar corpos celeste distantes, como uma galáxia, por exemplo). “No entanto, para fazer paisagens astronómicas [a especialidade de Miguel Claro] é preciso apenas uma máquina fotográfica, uma lente luminosa, um tripé estável e um cabo disparador”.
Parece simples e a finalidade é mesmo essa.
“Um dos meus grandes objectivos é inspirar e encorajar as diversas pessoas que, pelo mundo fora, partilham de uma forte paixão pela astronomia, mesmo que inconscientemente. Tento provar-lhes, através dos meus resultados e utilizando equipamento relativamente simples que está ao alcance da generalidade das pessoas, que o Universo é sem dúvida uma janela aberta, pronta a receber qualquer um que partilhe a vontade de aprender, a paixão, uma simples curiosidade, ou o desejo voraz de fotografar e contemplar o recheio do infinito”.

Estrelas que rodopiam e um planeta que encolheu
Para além de distinguido pela NASA (cinco imagens como "Astronomy Picture of the Day" e outras dez como “Earth Science Picture of the Day”), o trabalho de Miguel Claro tornou-se, igualmente, um habituéAssociação Portuguesa de Astrónomos Amadores entre as publicações internacionais de referência sobre a astronomia. Um currículo invejável para alguém que é definido como… amador, sendo membro da .
No conjunto do seu vasto trabalho fotográfico, a sua preferência vai para as paisagens astronómicas, um subgénero que alia as paisagens terrestres ao céu, tornando-os “indissociáveis”, razão que leva Miguel Claro a afiançar que este tipo de imagens é do mais completo que existe. “As paisagens astronómicas cativam e prendem a atenção das pessoas e, sendo esteticamente atractivas, tornam-se informativas e didácticas, promovendo a componente histórica e cultural”. Eis a astrofotografia em toda a sua noblesse.
Uma das técnicas, usada por este português oriundo de Famalicão (norte de Portugal), passa pela obtenção de fotografias geradas por uma exposição mais demorada. O resultado é o rasto luminoso da Lua ao longo dos céus de Lisboa, ou os riscos e rabiscos circulares provocados pelo rodopiar das estrelas em torno de um ponto central, brilhante e quase inamovível – a famosa Estrela Polar. Na verdade este rodopiar é ilusório, pois quem está a girar somos nós, ou seja, é provocado pela rotação da Terra. Autênticas imagens capazes de pôr a nossa mente a “andar à roda”.
Outro truque consiste em sobrepor duas fotografias digitais. Juntemos uma fotografia da Lua tirada através de uma exposição curta, com outra gerada por uma exposição mais demorada, e eis como, ao combiná-las, obtemos uma imagem que salienta os detalhes brilhantes da superfície lunar e que dá às nuvens negras envolventes algumas características bem sinistras, como se estivessem a desvanecer-se misteriosamente.
Olhando para trás, em jeito de retrospectiva, e apesar das inúmeras fotografias que já tirou, a imagem que mais o marcou continua a ser a de Marte, vista pelos olhos de quando tinha palmo e meio de altura. “Uma das coisas que me recordo é que aos olhos de uma criança tudo parece grande! Lembro-me que, na altura, o planeta me parecia enorme. Só alguns anos mais tarde, quando adquiri o meu primeiro telescópio, é que me dei conta que a imagem gravada na minha memória não tinha a escala correcta. Estava ampliada, provavelmente pela grande emoção de uma criança ao observar em directo, pela primeira vez, um astro do Sistema Solar. Vendo agora bem, o planeta vermelho é bem mais pequeno do que aquilo que julguei ter visto”.
Se quiser ver e saber mais sobre o trabalho deste astrofotógrafo lusitano, nada melhor do que ir a um dos seus dois websites ou entrar em contacto com o próprio Miguel Claro. Talvez um dia o esteja a imitar e tenha uma fotografia distinguida pela NASA. Pelos vistos, basta ter o gosto pela astronomia nas veias e… “clic”. Já está!
Imagens: ©Miguel Claro

Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo