segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Telescópio Hubble registra esplendor de galáxia em Perseu


Situada a 230 milhões de anos-luz da Terra, no centro do gigantesco aglomerado de galáxias de Perseu, NGC 1275 é uma das maiores e mais próximas galáxias elípticas da vizinhança da Via Láctea. O objeto foi descoberto em 14 de Fevereiro de 1863 por Heinrich Louis d'Arrest e é uma verdadeira máquina de transferência de energia. 

Na cena, registrada pelo telescópio espacial Hubble entre julho e agosto de 2006, a galáxia revela uma intricada estrutura de filamentos. De aparência singela, esses filamentos são uma espécie de dutos que transportam hidrogênio no centro da galáxia. No interior desses tubos o gás é suspenso por fortes campos magnéticos.

Esse mecanismo é uma resposta ao processo que transfere a descomunal energia do buraco negro existente no interior da galáxia para o gás que circunda a vizinhança. Segundo os pesquisadores, esse transporte ocorre devido à formação de "bolhas de radiofrequência" que nascem da ionização do gás interestelar e produzem o intenso campo eletromagnético que impulsiona o gás pelos filamentos.
Foto: Galáxia NGC 1275. Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage (STScI/AURA)-ESA/Hubble Collaboration, Acknowledgment: A. Fabian (Institute of Astronomy, University of Cambridge, UK).
Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
 
Fonte:Apolo11- http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Telescopio_Hubble_registra_esplendor_de_galaxia_em_Perseu&posic=dat_20110103-104811.inc
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo