segunda-feira, 30 de maio de 2011

Adicionando Conhecimento: Phet e arxiv.org

Por José Luis Zapata

 "Uma coisa maravilhosa, é o cérebro humano. É capaz de compreender os conceitos mais intrincados e complexos. Ainda assim, às vezes falha em reconhecer o óbvio e o simples".
Jay Abraham
 
Às vezes o óbvio e simples é que a Internet é mais do que parece. E muitos a vêem como o início de todo o lazer, outros a vêem como um lugar cheio de piratas e criminosos e há até mesmo aqueles que pensam que é só para espionar. 
 
Mas a verdade é que ela é um dos maiores repositórios de conhecimento da humanidade.

Nela, temos sido capazes de colocar um monte de informações, mais do que pensamos ", o grande problema é que muitas vezes as informações são dispersas ea que mais vale a pena está escondida nos cantos da Internet. É por isso que nasceu o Adicionando Conhecimento, uma seção em que compartilha esses espaços na Internet e que nos permitem o acesso a ferramentas e recursos educacionais e informativos, de alta qualidade e gratuitamente.

Esperamos que vocês gostem e por favor, se você conhece um site que vale a pena recomendar para a sessão, não hesite em deixar-me saber em minha conta no Twitter (@ zapata131) ou você pode deixá-la nos comentários. Agradeço a todos que contribuírem com alguma coisa, muito obrigado mesmo.
 

PhET




PHET é um site interessante da Universidade do Colorado em Boulder. Nela podemos encontrar uma grande quantidade de simulações que explica assuntos científicos: física, biologia, química, matemática e muito mais, tudo de maneira interativa e divididos tanto por ciência, gráu de conhecimento, podemos até mesmo encontrar alguns traduzidos.

Oferecem explicações a temas clássicos da ciência, e o mais interessante é que podemos executar online, mas também podemos fazer download para compartilhar com os outros. Vale a pena mencionar alguns, falam de difração da luz para mudar de mídia até o movimento parabólico de projéteis, passando inclusive por interações atômicas.

Há conteúdo para todas as idades e de fácil compreensão. Um excelente recurso para professores, estudantes ou qualquer pessoa que queira passar um bom tempo brincando com os simuladores.
 
 
ArXiv.org é uma página que já tem tempo na Internet e é muito usada pela comunidade científica. É um arquivo eletrônico para rascunhos de artigos científicos no campo da matemática, física,computador e Biologia quantidade que pode ser acessado na Internet. Milhares de itens são adicionados a cada mês, e até agora são quase 700 mil itens.

Existe uma página onde podemos ver o que há de novo o ArXiv Isso pode ser muito útil. Na verdade pode ser muito útil para pesquisadores e interessados nestes temas.

Simplesmente uma ótima referência para estar ciente de tópicos atuais em ciência.
 
 
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo